Confira fatos e notícias desta terça-feira (18)
   18 de outubro de 2022   │     7:47  │  0

Depois de ter o seu afastamento do governo do Estado até o dia 31 de dezembro por decisão judicial – o afastamento era de 180 dias -, o governador Paulo Dantas acelerou a campanha e não perdeu a oportunidade, em todas as ocasiões, de dizer que é ficha limpa e que o deputado Arthur Lira e o senador Rodrigo Cunha fizeram uma armação para prejudicá-lo politicamente.

O vice-governador eleito pela Assembleia Legislativa, médico José Wanderley Neto, exercerá o cargo até o dia 31 de dezembro, a não ser que outras ações sejam intentadas em instância superior para suspender a eficácia da decisão do Superior Tribunal de Justiça.

Nos corredores do Palácio a avaliação é que, com José Wanderley, nada muda na estrutura administrativa do governo. Ou seja, todos os personagens continuarão nos seus cargos até o dia 31 de dezembro, salvo se não houver nenhum acidente de percurso.

RECURSANDO

Como já era esperado, a defesa de Paulo Dantas recursou ao Supremo Tribunal Federal para ter acesso aos autos que culminaram com o afastamento do governador. Ou seja, pelo entendimento, houve cerceamento de defesa.

VAZAMENTO

Nas últimas horas, as redes sociais estão bombando com novas revelações sobre a abordagem feita ao governador afastado, Paulo Dantas, quando estava em São Paulo. Mesmo que já tenha vindo a público, o inquérito corre em segredo de Justiça.

NOVAS REVELAÇÕES

Como estamos em momento decisivo de campanha política, é esperado que novas revelações sejam feitas ainda esta semana, o que poderia vir a desestabilizar a campanha do candidato do Palácio República dos Palmares. Será uma guerra de informações e contrainformações que ninguém sabe aonde poderá chegar.

CONFLITO

Demorou, mas a Polícia Civil entrou mesmo em rota de colisão com a Polícia Federal sobre o caso Paulo Dantas depois de a PF ser acusada de induzir a ministra Laurita Vaz no afastamento do governador Paulo Dantas. Esse é o primeiro de uma série de incidentes que devem acontecer durante o inquérito policial.

SEM DECOLAR

Mesmo com o farto material divulgado sobre Paulo Dantas no guia eleitoral, na imprensa e nas redes sociais, não existe, até o momento, indicação de que o senador Rodrigo Cunha faturou eleitoralmente. Para um aliado do governador Paulo Dantas, quem já votou nele continuará votando no segundo turno.

ESTRATÉGIA ELEITORAL

Nos bastidores, a informação que circula é que o grupo de Rodrigo Cunha vai continuar insistindo em supostos desvio de conduta de Paulo Dantas quando foi deputado e, com isso, tentar convencer o eleitorado a apoiar sua candidatura.

ARMAÇÃO

Até o delegado geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, entrou na mira da relatora do processo no Superior Tribunal de Justiça e supostamente teria tentado influir no inquérito conduzido pela Polícia Federal.

OUVIDORIA

O número de chamados recebidos pela Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quase dobrou nos dois meses que antecederam as Eleições Gerais 2022 e chegou a registrar crescimento de 83,4% em setembro.

OUVIDORIA 2

Entre agosto e setembro foram registradas mais de 20,6 mil demandas, passando de 7.263 para 13.387, respectivamente. Em setembro de 2022, a consulta sobre situação eleitoral e local de votação liderou o ranking de respostas fornecidas. Ao todo, foram 1.681 solicitações, o que corresponde a 12,71% do total para o mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *