Confira fatos e notícias desta sexta-feira (11)
   11 de novembro de 2022   │     7:57  │  0

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fará um levantamento das condições em que vivem as 72 comunidades quilombolas existentes em Alagoas, observando aspectos como assistência à saúde, infraestrutura e meio ambiente, para compor, de maneira atualizada, o “Diagnóstico Socioeconômico e Cultural das Comunidades Quilombolas de Alagoas.

Com início marcado para este mês de novembro, a pesquisa terá cinco meses de duração, podendo ser estendida em caso de necessidade. O objetivo da pesquisa é produzir um mapa atualizado para que o Estado, possa otimizar o atendimento a essa população, que integra os grupos de maior vulnerabilidade social em Alagoas. O último estudo realizado neste campo tem quase 20 anos.

O Água Doce é um programa que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano.

Energia renovável

Alagoas fechou o ano de 2021 com 88% do uso energético proveniente de fontes renováveis. O percentual apresentado é superior ao dobro do número no Brasil, que atingiu 40% da utilização desse tipo de fonte de energia. Os dados apresentados fazem parte do Balanço Energético de Alagoas (Beal) – 2022, publicado anualmente pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur). Além disso, o estado alagoano ocupa o 6° lugar nacional em produção sucroenergética, consolidando-se na liderança Norte-Nordeste.

Cannabis

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor, promulgou nesta terça-feira, 08, a lei de número 8.754. Com isso, em Alagoas, já é permitido o acesso universal ao tratamento de saúde com produtos de cannabis e seus derivados. Com isso, o Estado passa a fomentar a pesquisa sobre o uso medicinal e industrial de medicamentos com o canabidiol (conhecido popularmente como CBD), substância extraída da planta cannabis sativa, que atua no sistema nervoso central.

Posse

Em virtude da licença solicitada pelo deputado Jairzinho Lira (PSD), tomou posse na sessão de quarta-feira, 9, no Parlamento alagoano, o deputado André Monteiro (União Brasil). Após o juramento constitucional, o parlamentar foi cumprimentado pelos colegas de plenário e, durante seu discurso, agradeceu a todos que o ajudaram na caminhada.

Embate

O relatório encaminhado pelo Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contendo as análises das Forças Armadas sobre o processo eleitoral brasileiro foi tema de discussão em plenário durante a sessão ordinária de ontem. O primeiro a se posicionar sobre o fato foi o deputado Ronaldo Medeiros (MDB), avaliando que o resultado reafirmou o que todos já sabiam.

Embate 2

No entanto, o deputado Cabo Bebeto (PL) externou seu ponto de vista contrário ao posicionamento de Ronaldo Medeiros, observando que, apesar de o relatório das Forças Armadas afirmar que não houve inconsistência entre os dados apresentados nas urnas e disponibilizados pelo TSE, o documento deixa margem a dúvidas quanto à segurança das urnas.

Baixo estoque

Com a proximidade das festas de fim de ano, cresce a preocupação com o baixo estoque de sangue nos hemocentros. Nesse período, normalmente, há redução do número de doações, situação agravada pela queda de doações com o avanço de doenças que deixam sequelas, como é o caso da Covid e da chikungunya.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *