Confira fatos e notícias desta terça-feira (22)
   22 de novembro de 2022   │     8:20  │  0

Os médicos infectologistas já haviam feito projeções e agora a subvariante do coronavírus chega com força. O número de infectados subiu assustadoramente nas últimas semanas.

Com o quadro se agravando e a doença migrando cada vez mais, é necessário, embora parte da população ainda resista, higienizar bem as mãos, concluir o ciclo vacinal e usar, quando possível, a máscara de proteção. Sem esses requisitos e mais as aglomerações de final de ano do Natal, Ano Novo e Copa do Mundo, a tendência é aumentar o número de casos.

Muito embora o crescimento da nova subvariante do coronavírus não queira dizer que volte a pandemia, é necessário a população tomar cuidados imediatos para que a situação não volte a se agravar. Em apenas alguns dias os casos de Covid quadruplicaram e os hospitais públicos já se programam para receber novos pacientes.

Transmissão

A nova subvariante chamada de BQ.1 e que foi detectada em Alagoas, tem um alto poder de contaminação e somente com medidas protetivas se pode conter essa nova onda do coronavírus, que também atinge outros estados brasileiros.

Hábito

Em Maceió, nos locais fechados, mesmo que não seja uma unanimidade, já se vê que muita gente já utiliza máscaras, número que deve crescer nos próximos dias com o alerta das autoridades.

Restrições

Esta semana a Anvisa se reúne para estudar a possibilidade de indicar novas restrições sob a ameaça de nova onda do Covid. A volta do uso de máscaras nos voos domésticos é uma das alternativas, mas que será ainda bastante avaliada.

Sem recursos

O professorado do Estado deve começar a se preparar para enfrentar períodos secos com relação à sobra do pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. Pelo menos é o que disse o secretário da Fazenda, George Santoro, ao fazer uma análise sobre a arrecadação prevista para o próximo ano. Ele atribui às modificações implementadas pela Câmara dos Deputados.

Antecipando

A construção de uma árvore de Natal de 37 metros no Marco dos Corais, no coração da Ponta Verde, transformou-se na antecipação de um embate político entre o município de Maceió e o Estado. Ontem, assunto que foi parar no Judiciário a pedido do Executivo estadual, o juiz Manuel Cavalcante suspendeu a execução da obra até a prefeitura comprovar que ela não causa riscos às pessoas que por lá visitam.

Contestada

A prefeitura de Maceió contestou a autuação por parte do Conselho Regional de Engenharia e diz que a ação do órgão é “leviana e precipitada e que “extrapolou os requisitos técnicos. Ou seja, para terminar o ano, o embate será decidido pela Justiça.

Expectativa

O Partido Liberal deve enviar hoje, terça-feira, para o Tribunal Superior Eleitoral, um pedido para anulação de 250 mil urnas. Pelo menos foi o que disse o pastor Silas Malafaia no final de semana, garantindo que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vai procurar hoje o TSE para realizar a solicitação.

Eleição

Em edital de convocação publicado ontem, a Câmara Municipal de Arapiraca convidou todos os vereadores para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. A eleição será realizada hoje, às 20h15, na sede do parlamento arapiraquense. O edital de convocação detalha que as regras para a eleição da Mesa Diretora estão dispostas no regimento interno da Casa. Os vereadores também esperam a presença da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *