Confira fatos e notícias desta quarta-feira (21)
   21 de dezembro de 2022   │     7:57  │  0

Coma mais de 1,8 milhão de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, o que corresponde a mais de 37% da população, o governador Paulo Dantas terá uma das maiores dificuldades da sua administração, ou seja, pelo menos, controlar a situação que piora a cada dia que passa.

Um projeto robusto de ação social e um ataque sistemático nos bolsões de miséria que inclusive povoam as periferias da cidade, deverá ser o ponto de partida, embora alguns outros projetos já estejam em andamento como o Cria, que atende boa parte da comunidade alagoana.

Enquanto grande parte da população alagoana sofre, o que vem se arrastando há anos e desafiando o poder público, outras categorias conseguem manter o nível de vida e arrancando, às vezes, benefícios que deveriam ter sido transferidos para aqueles que realmente mais precisam.

Sem trégua

O governador Paulo Dantas tem dito e repetido durante seus pronunciamentos que Alagoas não pode parar e, para isso, o Estado tem que dar uma atenção especial para parte da população que vive na linha de pobreza absoluta e que espera uma atenção urgente do Estado.

Organizando

Aos poucos o governador vem formando o seu novo secretariado, querendo oferecer a todos os alagoanos uma administração com o seu estilo próprio. Quer fortalecer a infraestrutura do Estado para promover emprego e renda, um dos pilares do seu projeto político e atender a quem mais precisa.

Justificando

Mesmo que alguns segmentos reajam contra o aumento do ICMS, que certamente prejudicará o consumo, o governo sustenta que não tem alternativas para evitar o reparo na perda das receitas durante a pandemia. A falta de recursos pode prejudicar setores vitais do governo, atingindo, consequentemente, a população mais sofrida.

Recuperação

Mesmo com o aumento da alíquota, o Estado, por meio do secretário George Santo, estima que será recuperado apenas 60% do prejuízo, muito embora o governo federal tenha se comprometido a repassar para os estados a perda de receitas.

Garantido

Investimentos para tocar as obras inconclusas até o momento já estão garantidos e que consumirão nos próximos quatro anos recursos na ordem de R$ 8 bilhões. Como prioridade, a área turística do Estado, que cresceu a olhos vistos nos últimos anos.

Novo projeto

Um projeto arrojado que será anunciado pelo governo do Estado a partir de janeiro vai permitir a oxigenação do turismo na região do Agreste, entre os municípios de Piranhas e Delmiro Gouveia. O projeto contará, além da participação política, de empresários da região sertaneja.

Faltando pouco

O governador Paulo Dantas anunciou novos nomes para compor o secretariado, mas, como já informamos, ainda falta alguns poucos para assumir posições estratégicas, o que deve acontecer até o final de semana.

Concurso PM

O governo do Estado divulgou ontem o resultado provisório do desempate de notas feito a partir da análise da documentação dos candidatos às vagas de Oficial Combatente e de Soldado da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). Os nomes constam na página 129 da edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE). Nas redes sociais, Paulo Dantas disse que, a partir de janeiro, já deve nomear os aprovados – assim como aqueles que também passaram no concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e estão aguardando a nomeação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *