Confira fatos e notícias deste fim de semana
   24 de dezembro de 2022   │     17:26  │  0

Com o time pronto para entrar em campo a partir de 1º de janeiro, o governador Paulo Dantas azeita a máquina administrativa, consegue com facilidade aumentar a alíquota do ICMS nas mercadorias na Assembleia Legislativa, incluindo aí os combustíveis, e promete investir R$ 8 bilhões em obras prioritárias no estado de Alagoas nos próximos quatro anos.

O reajuste na alíquota de vários produtos a princípio vai oxigenar a economia de Alagoas, a qual, mesmo com as dificuldades com relação à pandemia, conseguiu manter o equilíbrio fiscal e financeiro, mantendo salários em dia e tocando obras indispensáveis para o desenvolvimento.

Quem circula nos bastidores do Palácio República dos Palmares confidencia que o governo de Paulo Dantas terá uma identidade própria e que terá recursos suficientes para tocar os problemas mais emergentes, como a duplicação da Al-101 Norte.

Garantia

Mesmo com as dificuldades existentes, o governo assegura pagamento em dia dos salários do funcionalismo e a realização de concursos públicos, a exemplo de delegado de Polícia para preencher os claros na segurança pública.

Aeroporto

O aeroporto de Maragogi que incentivará o turismo na região norte do estado é outra obra prioritária no governo de Paulo Dantas, além da criação de creches no interior para ajudar às famílias mais necessitadas.

Mantida

No novo secretariado do governo de Alagoas, as mulheres foram as mais contempladas com mais da metade dos cargos preenchidos. O governo apostou na competência e eficiência do corpo técnico feminino que tem dado à administração pública.

Notícia indigesta

Ainda não será desta vez que os professores do Estado irão receber a fatia do Fundeb, como ocorre todos os anos. As dificuldades financeiras, de acordo com o secretário da Fazenda, George Santoro, não permitem que se faça o rateio desejado. O crédito para com os professores fica adiado para o próximo ano.

Embrulhado

Está muito difícil o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, se desvencilhar da Comissão Especial de Inquérito que apura supostas irregularidades na administração do município. Os mais radicais acham que o prefeito, no final dos trabalhos, pode ser afastado do cargo. Até lá vai ter que dar muitas explicações.

Ampliação

O governo de Alagoas terá nova estrutura a partir de janeiro. Pelo menos mais três secretarias de Estado foram anunciadas pelo governador Paulo Dantas. A de Turismo, Cidadania e Pessoa com Deficiência e Secretaria de Governo.

Garantida

Com a aprovação das emendas do relator ou Orçamento Secreto, como foi denominado pela oposição no Congresso, o deputado Arthur Lira tem praticamente garantida sua reeleição para a presidência da Câmara. O ensaio de uma chapa de oposição morreu depois da aprovação da PEC da Transição, que deixa o governo Lula tranquilo para honrar os seus compromissos de campanha.

Golpe

A Secretaria de Educação do Estado alertou para uma tentativa de golpe aplicado com alunos que se beneficiam do Cartão Escola 10. Segundo a pasta, uma pessoa, ainda não identificada, utiliza-se de um brasão antigo do Governo do Estado para criar conta em redes sociais se passando por funcionário da rede pública de Alagoas e começar a abordar estudantes do ensino médio em Alagoas. o golpista costuma procurar alunos que tenham algum tipo de pendência com o programa e se dispõe a resolver o problema mediante pagamento.

» A BRK Ambiental e a Equatorial precisam, com urgência, melhorar os seus produtos para os consumidores, que fazem fila no Procon para reclamar de alta nas tarifas e ineficiência dos sistemas.

» Composto o secretariado, o governador Paulo Dantas decidiu priorizar obras estruturais a partir de janeiro próximo.

» O prefeito JHC também vai mexer na sua equipe de governo tentando formar uma base de apoio que possa ajudá-lo na reeleição em 2024.

» A indicação do ex-prefeito Rui Palmeira para a Secretaria de Infraestrutura do governo do Estado é uma indicação de que ele poderá ter o apoio do Palácio para disputar a prefeitura de Maceió.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *