Confira fatos e notícias desta quinta-feira (26)
   26 de janeiro de 2023   │     10:32  │  0

Caso rumoroso que pode custar até o impeachment do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, a Comissão Parlamentar de Inquérito teve sequência com a busca e apreensão nas secretarias municipais, a qual, surpreendentemente, constatou o sumiço de documentos, por certo comprometedores, como o pagamento de cifras milionárias à empresa responsável pela coleta de lixo.

Com indícios fortes de pagamentos sem licitação, o que é proibido por lei, a CPI mergulha nas investigações e avança nos depoimentos, os quais têm despertado a curiosidade dos integrantes dos vereadores por divergências nas avaliações financeiras. Até agora, conforme os levantamentos, a empresa já levou mais de R$ 40 milhões.

O lixo fede

Literalmente, a situação da coleta de lixo em Arapiraca está causando uma fedentina insuportável e as consequências podem ser desastrosas para o prefeito Luciano Barbosa e quem tem participado de pagamentos considerados inexplicáveis.

Apoio

O promotor de Justiça Rogério Paranhos, titular da 4ª Vara de Arapiraca, já se comprometeu a ajudar nas investigações depois de ter recebido farta documentação da Comissão Parlamentar de Inquérito, que continua ouvindo testemunhas.

Surreal

Para participantes da CPI do Lixo, é inacreditável de que a última licitação sobre a contratação de empresa para a coleta dos resíduos tenha sido realizada apenas em 2014, quando foi prorrogada por 5 anos e depois, mais um. De lá pra cá, nenhuma licitação foi realizada.

Relatório preliminar

De posse de um relatório preliminar, a promotoria de Justiça também está disposta a colaborar com as investigações, para desvendar o mistério que ronda as finanças no caso específico da coleta de lixo.

Garantida

O deputado Arthur Lira já garantiu o apoio de sete dos nove deputados federais para sua reeleição na presidência da Câmara dos Deputados. Na contabilidade dos pepistas, o jogo está definido e sua reeleição acontecerá no dia 1º de fevereiro.

Descartada

Uma moeda única para Brasil e Argentina, conforme foi amplamente noticiado pela imprensa brasileira. O projeto trata de uma moeda digital apenas para ser usada em trocas comerciais, para reduzir a dependência com relação ao dólar.

Convocação

O governador Paulo Dantas garantiu, como havia prometido, a convocação de concursados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o que deve acontecer até o final do mês. Aproveitou para anunciar, também, concurso para o Departamento Estadual de Trânsito.

A hora é essa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir amanhã, sexta-feira, com os 27 governadores, em Brasília. O objetivo é tomar conhecimento das demandas mais importantes de cada estado e priorizar obras que venham a atender à população. Na bagagem, o governador Paulo Dantas levará pelo menos três reivindicações no campo da infraestrutura.

Reajuste

Começou ontem alteração no preço da gasolina, o que permitiu filas nos postos de combustíveis desde a tarde de terça-feira. O reajuste está, segundo o governo, dentro da política internacional de preços da Petrobras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *