Confira fatos e notícias desta quarta-feira (22)
   22 de fevereiro de 2023   │     7:53  │  0

Passadas as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e Senado Federal, parte da bancada alagoana se reuniu algumas vezes na Barra de São Miguel para definir quem é quem na indicação de cargos federais.

Ali, em residência bem conhecida da classe política ficou estabelecido um acordo para que ninguém possa ser atropelado politicamente.

Como é um assunto delicado para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a tendência é de que redutos que se aliaram ao governo nos últimos dois meses mantenham o espaço já ocupado, talvez apenas mudando as peças do xadrez.

Dois dos mais importantes políticos da atualidade foram os mais assediados durante o carnaval, uns querendo a indicação para cargos, outros pedindo o apoio para seus municípios, que deverão ser contemplados com obras de infraestrutura neste início de governo.

O FOCO

Nas conversas de carnaval, a sucessão em Maceió foi um dos pontos altos das discussões entre partidos aliados. Como JHC indica que será candidato à reeleição, por sua vez o governo do Estado, embora tenha um nome no caderno, não quer ainda fornecer pistas para os seus adversários.

VAI INICIAR

Passado o carnaval, o prefeito JHC vai começar a fazer a sua reforma política para atrair novos aliados. O impasse, porém, é convencer os novos ocupantes dos cargos que tudo passa pelo prefeito, para que não possa perder o controle do órgão.

REFORMA

A Reforma Tributária tão esperada pelo governo deve ser iniciada em março na Câmara dos Deputados. Os governos estaduais pressionam, a população quer pagar menos impostos, e a situação dos 27 entes federados é cada vez mais complicada

ALTO LÁ

A perda de arrecadação com redução do ICMS sobre combustíveis e telecomunicações tem afligido todos os estados brasileiros. Na semana passada, os secretários da Fazenda de Alagoas e do Paraná, em artigo, demonstraram a preocupação com a perda de recursos e consequentemente com os investimentos a serem feitos a partir deste ano.

EMERGÊNCIA

Para os dois especialistas em finanças, a União e os estados brasileiros precisam, urgentemente, encontrar uma solução que atenda a todos, para que a realização de obras não sofra solução de continuidade.

ACREDITANDO

O governo de Alagoas inicia com a reabertura dos trabalhos legislativos com a expectativa de recompor suas finanças com novas alíquotas do ICMS sobre os combustíveis, o que causou grande perda de arrecadação durante todo o ano passado. Recuperando o prejuízo, o governo pretende investir maciçamente com projetos sociais no socorro a dezenas de milhares de pessoas que vivem na extrema pobreza.

EXPECTATIVA

Como o carnaval atrapalhou os contatos em Brasília, a bancada federal acredita que o problema dos carros-pipa será resolvidos com a maior brevidade possível, para poder atender pelo menos 37 municípios alagoanos nas regiões do Agreste e do Sertão.

FRATERNIDADE

A Arquidiocese de Maceió lança, neste sábado (25), a Campanha da Fraternidade 2023, que este ano aborda a questão da fome em todo o País. A abertura da campanha em Maceió acontecerá na Igreja Matriz de Santa Terezinha, no bairro da Serraria, a partir das 9h, e contará com uma programação organizada pelo vigário geral, Monsenhor José Augusto, e a Equipe de Campanhas da Arquidiocese. No Brasil, a CNBB realiza o lançamento da Campanha da Fraternidade nesta Quarta-Feira de Cinzas, às 10h, na sede da entidade, em Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *