Confira fatos e notícias desta quinta-feira (02)
   2 de março de 2023   │     8:30  │  0

Improdutiva como já era esperada, a primeira sessão da Assembleia Legislativa transformou-se num espetáculo de supostos compromissos dos novos deputados destinado aos seus eleitores. Uns se comprometeram a defender as causas públicas, outros combater a fome, a defesa da causa animal e, o óbvio, cuidar de gente.

De produtivo mesmo no início da legislatura, absolutamente nada, como se o Estado não estivesse mergulhado em dificuldades pelas atuais circunstâncias em nível de Brasil, lutando para honrar os seus compromissos daqui pra frente.

Indiferentes aos graves problemas que certamente estarão por vir, alguns parlamentares preferiram deixar de lados os projetos relevantes que chegam à Casa de Tavares Bastos para jogar para a plateia, ou seja, o eleitorado, que sabe muito bem que algumas promessas de campanha jamais deverão ser cumpridas.

ALTO LÁ

Existindo a máxima de que o parlamentar não pode criar despesas para o Estado sem os trâmites burocráticos do Regimento, o que se tem visto é a criação disso e criação daquilo, o que viria a sangrar ainda mais os combalidos cofres do Estado.

APOIO NECESSÁRIO

O que devem fazer mesmo os deputados é apoiar o Executivo para sair das dificuldades, resultado de campanhas eleitorais dos últimos governos que afundaram o pé na jaca.

COM O MDB

As duas mais importantes comissões na Assembleia Legislativa, a de Constituição e Justiça e Orçamento e Finanças, ficarão com o MDB, o maior partido com 14 deputados na Assembleia Legislativa. Por enquanto a preferência de presidir a CCJ recai no deputado Bruno Toledo, enquanto a de Orçamento e Finanças poderá continuar nas mãos de Gilvan Barros Filho.

FOLGADO

Com uma bancada do MDB com quatorze deputados afora os agregados, a Assembleia Legislativa tem tudo para apoiar as iniciativas do governo de Paulo Dantas que precisa reiniciar, urgentemente, obras estruturais como a Al-101 Norte. Mas não pode e nem deve pensar, agora, nas eleições do próximo ano.

BOMBA

A lua de mel do governo federal com a população começa a ser abalada com a reoneração no preço dos combustíveis, em especial a gasolina, que teve um reajuste de R$ 0,47 por litro, com a tendência de futuros novos aumentos. Só não complicou mais por que o diesel terá desoneração garantida até o fim de 2023.

RECUPERAÇÃO

Se por um lado foi ruim para os proprietários de veículos à gasolina, por outro o estado de Alagoas tenta recuperar o que perdeu de ICMS no último ano, em torno de R$ 1 bilhão.

TÁ DIFÍCIL

Com duas colisões na manhã de ontem, praticamente o trânsito parou em Maceió. A primeira aconteceu na Avenida Fernandes, onde um motoqueiro bateu na traseira de uma carreta quebrada na pista e, a segunda, na Avenida Gustavo Paiva. Bastou apenas isso para infernizar o trânsito na capital, refletindo em todos os bairros.

PROTEÇÃO

Alagoas tem 558 mulheres sendo acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha. Ao todo, 2.616 vítimas de violência doméstica já foram encaminhadas para proteção, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1º), pelo Poder Judiciário. O levantamento mostra que, somente em Maceió, o número de mulheres chega a 365. Já em Arapiraca, 193 vítimas seguem sendo acompanhadas pela patrulha. Segundo a coordenadora adjunta da patrulha em Maceió, tenente Aliny, o grupamento da capital conta hoje com 42 policiais militares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *