Confira fatos e notícias desta sexta-feira (03)
   3 de março de 2023   │     8:23  │  0

O governador Paulo Dantas terá um grande desafio pela frente, ou seja, compatibilizar o gasto de pessoal com a Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece percentuais com a arrecadação para que possa fazer investimentos e cumprir com as obrigações financeiras. Como deixou de arrecadar milhões com a redução do ICMS sobre principalmente os combustíveis, o governo de Alagoas quer recuperar essa desfasagem e, assim, poder promover meios para que sejam contratados através de concursos novos servidores e arcar com os reajustes que acontecem todos os anos.

Como tem feito ao longo do tempo, o governo do Estado tem mantido o equilíbrio financeiro, muito embora enfrente alguns problemas pontuais de pagamentos que podem ser resolvidos ainda neste primeiro semestre. O governador, entretanto, tem anunciado novos investimentos em obras de infraestrutura e tem a convicção que as dificuldades existentes são passageiras.

REFORÇO

Para que as metas do governo sejam alcançadas, inclusive com a recuperação da arrecadação, é preciso que o secretário da Fazenda, George Santoro, permaneça no cargo, onde tem administrado com eficiência os recursos do Estado.

DE VOLTA

Sumido há algum tempo depois que perdeu a eleição, o senador Rodrigo Cunha reapareceu esta semana criticando o governo de Alagoas sobre o aumento do ICMS, como se ele tivesse culpa. Uma maneira pequena de fazer oposição ao governo que tenta equilibrar suas contas com a perda de receita.

SEM CUMPRIR

A dificuldade de Alagoas sobre a perda do ICMS sobre os combustíveis desde o ano passado foi em consequência de o governo federal anunciar que reporia a perda de receita, o que ninguém sabe mesmo se isso aconteceu.

SEGURANÇA

Para evitar maiores problemas e identificar aqueles que vão para o estádio provocar brigas e vandalismo, a sugestão do deputado Inácio Loiola em pedir câmeras de reconhecimento facial é das mais pertinentes. Facilmente se identificaria quem teria contas de prestar à justiça na entrada dos estádios de Maceió e Arapiraca, pelo menos.

DEVAGAR COM O ANDOR

Alguns deputados, nas últimas sessões plenárias, fizeram pedidos que refletem necessariamente em gastos públicos. Como os projetos vão para discussão e pareceres das Comissões de Constituição e Justiça e Orçamento e Finanças, permite que os assuntos sejam exaustivamente analisados para poderem serem viabilizados.

INSACIÁVEL

O governo dá com uma mão e toma com outra. Pelo menos é o que pretende com a taxação de apostas eletrônicas em jogos esportivos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende o projeto para compensar perdas com as mudanças anunciadas na tabela do imposto de renda.

NA PISTA

Como bom delegado, o secretário Kelmann Vieira, da Seprev, já começou as investigações para saber quem atentou contra a vida de jovens sob a sua proteção. Estranho que os adolescentes passaram mal depois de ingerir alimentos da unidade a qual recebem apoio.

TRANSPARÊNCIA

O Sindicato dos Auditores de Arrecadação e Finanças do Estado de Alagoas (Sindafisco-AL) começa a divulgar nesta semana o saldo de caixa do cofre do Estado de Alagoas. Segundo a entidade, o objetivo é o de promover a transparência das contas públicas e o controle social. De acordo com o sindicato, nas atualizações, será possível acompanhar informações como fluxo de receitas e despesas do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *