Confira fatos e notícias deste fim de semana
   4 de março de 2023   │     18:15  │  0

O drama de milhares de famílias atingidas pelos efeitos da Braskem nos Flexais de Baixo e de Cima, ainda está muito longe de ser solucionado, embora hoje o empenho permanente da Justiça e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual tenha avançado relativamente.

Com uma reportagem pontual, em que foi mostrada a real situação da população atingida pela tragédia, a TV Gazeta, na última sexta-feira, refletiu a angústia e o desespero dos moradores, suas extremas dificuldades e suas perspectivas.

Em um processo lento de indenizações para aquela região e de realocação das famílias atingidas pelos efeitos danosos da exploração do sal-gema, as autoridades esperam que todos os compromissos sejam cumpridos no mais tardar até o final do ano.

QUESTIONAMENTO

Além da ausência de serviços públicos que tem penalizado a população mais necessitada, a disputa, agora, entre tantas outras coisas que ainda não foram resolvidas, é o valor das indenizações, consideradas por líderes comunitários como imorais.

TROCO

A migração de alguns prefeitos do PP para o MDB, nos últimos 60 dias, pode ter consequências para os municípios. As emendas parlamentares podem sofrer modificações neste início de ano.

PRECAUÇÃO

Como tem alguns nomes na agulha para prefeito de Maceió, o governador Paulo Dantas e a família Calheiros vão esperar o tempo necessário para revelar quem será o adversário de JHC. Paralelamente, continuam atraindo prefeitos do interior para formar nas fileiras do MDB.

CORRERIA

A procura por imóveis na região Norte de Alagoas tem sido intensa nos últimos meses e deve aumentar daqui pra frente. Pelo menos é a opinião de corretores, que garantem que a região Sul já está saturada e a correria, agora, é para o lado oposto. Como é comum acontecer nesses casos, os preços dos imóveis sofrem uma tendência de alta.

DUPLICAÇÃO

No governo do Estado, o sentimento é de que o reinício das obras de duplicação da Al-101 Norte, depois de resolvidas as pendências de licenças ambientais, deve ter prosseguimento neste primeiro semestre. A duplicação é uma garantia do governador Paulo Dantas, atrelando as obras à construção do aeroporto de Maragogi.

ESFORÇO CONCENTRADO

A Câmara de Vereadores discute, a partir de agora, o novo Plano Diretor enviado pela prefeitura de Maceió. Defasado há alguns anos, o município quer estabelecer novos parâmetros de construção e tornar mais viável a convivência entre sua população. Polêmico, o Plano será alvo de muita discussão.

NA DISPUTA

O MDB que tem a maioria das prefeituras municipais, mas olha com especial atenção para Maceió e já tem nomes engatilhados para disputar a prefeitura da capital no próximo ano com JHC. Entre eles, o ex-prefeito Rui Palmeira e os deputados Rafael Brito e Alexandre Ayres.

DESAFIO

Essa candidatura à prefeitura de Maceió, pelo menos, é o grande desafio do governo de Paulo Dantas e da família Calheiros. Afinal de contas, Renan nunca ganhou uma eleição para prefeito da capital, seja ele como candidato, seja com seus aliados.

MARCO CIVIL

O Supremo vai realizar uma audiência pública no dia 28 para discutir as regras do Marco Civil da Internet. A Corte vai ouvir especialistas e representantes do setor público e da sociedade civil.

» O prefeito JHC ainda vai ter algum tempo para melhorar a situação do trânsito, que a cada dia está mais caótico na capital.

» A empresa Equatorial também, às vezes, contribui para a complicação do tráfego quando os semáforos não funcionam por falta de energia.

» A SMTT deve apertar a fiscalização com as motos que infestam as ruas da cidade. A grande quantidade de motos circulando e a imprudência de alguns condutores têm provocado acidentes.

» A CBTU anunciou através de seu coordenador de Obras, engenheiro Flávio Da Matta, que a reconstrução da via permanente no acesso à Rio Largo estará concluída em 60 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *