Confira fatos e notícias desta sexta-feira (17)
   17 de março de 2023   │     8:28  │  0

O uso do celular ao volante tem sido combatido pelas autoridades de trânsito, mas, mesmo assim, tem aumentado consideravelmente o índice de acidentes tanto nas cidades, como nas rodovias. Estudos feitos recentemente indicam que pelo menos 57% dos acidentes estão vinculados ao uso do celular em pessoas com idade entre 20 e 39 anos.

Uma ligação enquanto se está dirigindo, diz os estudos, pode afetar o motorista pelo menos 90 metros adiante, numa velocidade de 100 Km/h.

Outro aspecto relevante é o motorista digitando uma mensagem de texto, o eu “teria o mesmo efeito de estar dirigindo com os olhos vendados por um trajeto de 100 metros”. Mesmo que seja proibido, o uso de celular é bastante comum nas cidades, principalmente durante o acionamento do farol vermelho nos cruzamentos. Antes de multar, porém, nada melhor como uma campanha publicitária de conscientização.

REAJUSTE

Se o governo federal aceitar a proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o servidor terá um reajuste salarial de 9% a partir de maio como informou o site Metrópoles. Além disso, teria um incremento de R$ 200 no auxílio-alimentação.

DEVAGAR COM O ANDOR

O presidente Lula deu uma bronca geral em alguns ministros e decidiu que qualquer ação terá que passar, necessariamente, por Fernando Haddad e Simone Tebet. A pressa de alguns ministros tem constrangido até o próprio presidente.

INDECÊNCIA

Depois de Renan Filho, Rui Costa, Wellington Dias e Waldez Góes, agora foi a vez de o governador Helder Barbalho, do MDB, nomear sua mulher para o Tribunal de Contas do estado. Pelo andar da carruagem, essas arrumações miúdas e que sangram os bolsos dos contribuintes não irão acabar nunca.

DESTAQUE

Pelo jeito que a coisa vai a BRK vai bater o recorde este ano da falta de água na capital e no interior. Em alguns casos, o que não é de estarrecer, comunidades passam mais de quinze dias sem o precioso líquido.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

E a Braskem, hein? Tem mesmo a pretensão de construir um loteamento nas áreas atingidas pela tragédia, principalmente no bairro do Pinheiro?

TRAVANDO

Se depender de ações da Câmara de Vereadores de Maceió, a Braskem terá suspensa todas as licenças de funcionamento e operação até quando não resolver definitivamente o que fazer da área degradada e de indenizações que ainda estão pendentes.

MAIS DÍVIDAS

Com a decisão do Conselho Nacional de Previdência Social de baixar os juros para empréstimos de operações de créditos consignados de 2,14% para 1,7%, abrese uma janela para permitir que mais pessoas continuem endividadas.

CPI DO LIXO

A 8ª Vara Criminal de Arapiraca decidiu que servidores integrantes da Comissão de Licitação de Arapiraca devem comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga contratação milionária entre a prefeitura e uma das empresas que prestam serviços de limpeza urbana na cidade. Apesar da decisão, a CPI, por ora, continua suspensa aguardando decisão judicial.

ESTRADA

O governador Paulo Dantas e o Secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguram hoje a conclusão das obras de implantação e pavimentação asfáltica da estrada que liga Mata Grande a Canapi. A solenidade acontecerá às 16h, no ginásio da escola Monsenhor Aloysio Vianna Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *