Confira fatos e notícias desta quinta-feira (23)
   23 de março de 2023   │     8:53  │  0

Se depender da atualização do bairro do Pinheiro e adjacências que foram atingidos pela tragédia da Braskem, certamente o novo Plano Diretor da cidade de Maceió, já bastante defasado, dificilmente será aprovado por esses meses pela Câmara de Vereadores.

Com sérios problemas a serem resolvidos, o impasse chegou à Câmara com vários questionamentos, principalmente numa definição de como será daqui pra frente o destino daquela região que era considerada uma das mais prósperas da capital. As regras, bastantes discutíveis, passarão por várias modificações, inclusive, como aconteceu, de procedimentos sobre o que fazer em situações de extrema gravidade.

As construções irregulares que continuam em ritmo acelerado nos arredores de Maceió também serão situações a serem discutidas com profundidade, passando pela atuação do município para coibir invasões em terrenos e situações de risco.

PREOCUPAÇÃO

Como a cidade continua esburacada, seja por indiferença do município na sua área de infraestrutura, seja pelos serviços mal executados pela BRK Ambiental, que não vem fazendo o dever de casa, o problema é que aumenta consideravelmente o risco de acidentes no dia a dia dos maceioenses.

ALAGAMENTOS

Com a perspectiva de um inverno rigoroso que se aproxima, Maceió deve trabalhar muito para tapar os buracos, desobstruir galerias e melhorar o tráfego nas principais vias da cidade. Sem uma ação preventiva a partir de agora, a perspectiva é de alagamentos nas partes baixas da cidade, principalmente na Levada, Ponta Grossa e Vergel do Lago, além da proliferação de doenças contagiosas, a exemplo da leptospirose.

DEFICIÊNCIA

Muito embora a Secretaria de Turismo do Estado venha fazendo um trabalho de sinalização na região norte para facilitar a vida dos turistas, as estradas continuam trazendo perigo a quem trafega por ali. Sem acostamentos e com pistas estreitas na região de São Miguel dos Milagres, somente a sinalização não resolve o problema da segurança da população.

PRESSÃO

O deputado Galba Novaes anda à cata de assinaturas na Assembleia Legislativa para propor a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no sentido de esclarecer sobre o que a Braskem vai fazer na área do Pinheiro atingida duramente pelo afundamento da área e que desabrigou milhares de pessoas.

ÁREA MILIONÁRIA

Nas informações obtidas pelo parlamentar, a área atingida está sendo avaliada pelo menos em R$ 40 bilhões, e o seu destino, até agora, não foi revelado pela empresa que causou prejuízos irreparáveis a mais de 60 mil famílias que foram desalojadas de suas casas.

PROTEÇÃO

“Com Deus no coração e com fé no Espírito Santo”, o deputado Antônio Albuquerque tem rechaçado com veemência as denúncias do prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, de uma suposta trama para assassiná-lo. Albuquerque coloca até o seu mandato em jogo se “o que disse não é verdade”. “O prefeito, sim, é quem quer reverter a situação”, dispara.

NA FRENTE

A agilização do Instituto de Identificação em se habilitar a expedir a nova identidade avançou mais de que em muitos outros estados da Federação. Além do Acre, Mato Grosso e Santa Catarina, Alagoas também se faz presente nesse projeto.

UNCISAL NO SERTÃO

A iniciativa do governador Paulo Dantas em interiorizar a ação da Uncisal com cursos superiores no Sertão de Alagoas, foi uma das mais acertadas dos últimos tempos. Até agora poucos municípios eram contemplados com o ensino superior mas, agora, vai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *