Confira fatos e notícias desta sexta-feira (05)
   5 de maio de 2023   │     9:06  │  0

O Plano Diretor de Maceió, que está parado na Câmara de Vereadores por falta de uma definição de como fica a Braskem nessa história, que causou uma das maiores tragédias que já se tem notícia, é mais um problema para os flagrantes necessidades da capital do Estado e o disciplinamento dos desordenamentos já existentes nos bairros periféricos.

Enquanto a situação da Braskem nesse setor continua e deverá continuar indefinida por muito tempo, o Plano Diretor patina na incerteza, sem normas claras e objetivas de como será a Maceió do futuro. Plano Diretor sem ser apreciado e votado é mais um problema a ser resolvido pela administração pública da capital.

AUDIÊNCIA

Problema interminável e polêmico, a situação dos bairros atingidos pela mineração continua insolúvel. Agora, o problema reside na área próxima ao afundamento do solo, assunto que foi debatido exaustivamente durante a última quarta-feira na Casa da Indústria, em uma audiência pública.

DEMOLIÇÃO

Entre os dados fornecidos pelas instituições envolvidas, pelo menos 14 mil e 500 imóveis serão demolidos em um prazo aproximado de 3 anos, com estudo profundo sobre o impacto ambiental que pode causar principalmente na Lagoa Mundaú.

DEMORA

Para quem esperava uma solução rápida, tanto nas indenizações como no que fazer na área degradada, vai ter que esperar muito tempo. Todos os dias aparecem questionamentos diferentes, o que tem causado certa lentidão no processo.

ANULAÇÃO

Muitos moradores dos bairros atingidos pela mineração da Braskem não ficaram nada satisfeitos com a audiência pública realizada na última quarta-feira e querem que ela seja anulada. A adoção de medidas visa reparar prejuízos para as vítimas da tragédia.

NÃO CONVENCEU

A argumentação da empresa sobre o projeto de impacto ambiental na região não convenceu as entidades que defendem os moradores. Querem mais clareza nas medidas que serão adotadas.

CERCO

Com dezenas de investigações, está se fechando o cerco contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Somente no Tribunal Superior Eleitoral são dezesseis procedimentos, afora outros que estão em curso. A situação, revelam aliados nos bastidores, é pra lá de complicada.

ALVO

Mesmo com o Ministério Público Federal não vendo qualquer participação do ex-presidente Jair Bolsonaro na suposta fraude do cartão vacinal, outras instituições não dizem o mesmo. O ex-presidente passou a ser o alvo preferido neste momento de turbulência.

REDUZINDO

A cada mês que passa o governo do estado vem comemorando a redução de crimes violentos. Em abril, por exemplo, em comparação ao ano passado, o índice de assassinatos foi reduzido em 17,2%, numa demonstração de que o planejamento e o execução das tarefas pela instituição estão dando certo.

SANEAMENTO

A aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de decreto legislativo que cancela o decreto presidencial que tratava do saneamento básico no Brasil deve melhorar a atuação das companhias de saneamento do Brasil. A Casal, por exemplo, informou que vai analisar a nova mudança e definir se poderá se filiar novamente à Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). A Casal comunicou, no mês passado, a desfiliação da entidade nacional por discordar das normas de regionalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *