Confira fatos e notícias desta quinta-feira (29)
   29 de junho de 2023   │     8:21  │  0

O impasse com a situação dos bairros afetados pela mineração da Braskem é um dos entraves para que o Plano Diretor de Maceió – defasada há muitos anos – tenha seu prosseguimento na Câmara de Vereadores e posterior apreciação pelo
prefeito JHC.

Sem uma definição sobre o que vai ocorrer em toda a área de afundamento do solo, somente com novas audiências públicas e laudos técnicos a Câmara pode avançar nas mudanças que Maceió precisa. Problema de alta complexidade, a tragédia ainda vai rolar por muito tempo.

Esforço

O vereador Eduardo Canuto tem se esforçado para dar sequência à discussão do problema, mas encontra dificuldades pela falta de dados técnicos para regularizar pendências na área. Ninguém sabe ainda o que se fará com a área degradada.

Martins em Paris

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins irá ministrar uma palestra no curso “Insolvência e Código Civil no Direito Comparado”, nesta quinta-feira (29), na Universidade de Sorbonne, em Paris, na França. O curso é indicado para profissionais da área de direito que têm já uma atuação concreta.

Prejuízo

A decisão do Supremo Tribunal Federal de reduzir os proventos por morte de aposentados do INSS deverá refletir diretamente no bolso daqueles que têm na Previdência o seu meio de subsistência. Ao contrário
dos que recebem por outras instituições.

Protesto

Por não ter sido implantado o Piso Salarial Nacional, os enfermeiros alagoanos param hoje por 24 horas e farão um protesto em frente à Unimed, a partir das 9 horas. A paralisação se estenderá por todo o Brasil e o movimento será permanente, dizem os líderes do movimento.

Comunicação

Todos os hospitais do Estado foram comunicados através de ofício sobre a paralisação, cujo objetivo, segundo a categoria, é “garantir a legalidade do movimento”.

Pressão

Por outro lado, os servidores do Hospital Veredas, que na semana passada interditaram por várias vezes a Avenida Fernandes Lima, denunciando o atraso nos salários, ainda não tiveram suas situações resolvidas.

Empréstimo consignado

O presidente Lula, a exemplo do que tem feito contra a política do Banco Central, criticou acidamente os juros cobrados nos empréstimos consignados e pediu ao ministro Fernando Haddad que reveja essa situação com os bancos. É inadmissível um juro de 1,9% ao mês, quando os bancos têm a garantia do desconto em folha de pagamento, disparou o presidente.

Votação

Prossegue hoje, a partir das 9 horas, a votação que poderá tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. O relatório com cerca de 400 páginas lida pelo relator, ministro Benedito Gonçalves,
entrou pela noite e definiu o voto pela inelegibilidade. Aliados de Bolsonaro não acreditam em absolvição.

Meio feriado

Afora mercados e feiras livres, que não funcionarão, bancos, comércio, shoppings e VLT´s irão funcionar normalmente durante o dia de hoje dedicado à Floriano Peixoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *