Confira fatos e notícias desta sexta-feira (30)
   30 de junho de 2023   │     8:58  │  0

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tem insistido que não interessa ao seu grupo político o Ministério da Saúde, mas o Centrão está de olho na Funasa, que será recriada no governo Lula. Ao andar apressadamente no Congresso, o projeto de recriação de um dos braços fortes da Saúde é do interesse de Alagoas, podendo dar um suporte inestimável aos municípios alagoanos.

Como já esteve sob sua orientação em épocas passadas, o deputado Arthur Lira deverá, mais uma vez, fazer suas indicações para cargos estratégicos visando ampliar seu poder de fogo para as eleições de 2026.

Apoio

Com a Funasa, a prefeitura de Maceió deverá receber mais apoio nos seus projetos na área de saúde, que hoje é dirigida pelo médico Luiz Romero, indicado pelo deputado Alfredo Gaspar de Mendonça.

Alinhando

O governo do Estado deve dar uma oxigenação na área de saúde e sufocar a insatisfação que domina setores da Assembleia Legislativa, inconformados com o afastamento de servidores terceirizados. A preocupação do governador Paulo Dantas é não ultrapassar o que recomenda a Lei de Responsabilidade Fiscal e isso, naturalmente, pode desagradar alguns setores aliados.

Longo caminho

Mesmo com a decisão do Instituto do Meio Ambiente de negar licença para a instalação de um ponto de recebimento
de ácido sulfúrico no Cais do Porto, as autoridades terão ainda que convencer o governo federal a revogar o decreto expedido no ano de 2020 no governo de Jair Bolsonaro.

Surgindo

Como a política em Alagoas é muito dinâmica, bastou Ronaldo Lessa assumir o governo durante alguns dias em substituição a Paulo Dantas, que viajou à Europa em missão oficial, que seu nome passa a circular como um dos prováveis candidatos à Prefeitura de Maceió.

Dificuldade

Como o MDB está tendo dificuldade em encontrar um candidato com potencial eleitoral para enfrentar o prefeito JHC, o nome de Lessa é bem visto por alguns aliados. Resta saber se ele topa a parada e, mais importante, se recebe convite.

Avaliação

Para que um nome seja escolhido para disputar a prefeitura de Maceió pelo MDB, será necessária uma ampla pesquisa sobre o candidato, que passará pela avaliação do Palácio República dos Palmares e, consequentemente, da Assembleia Legislativa.

Sem arriscar

Mesmo que tenha que ser escolhido um que se habilite ao cargo, ninguém do MDB quer ser o padrinho de um eventual e possível fracasso. Isso prejudicaria o planejamento para 2026, onde o próprio governador Paulo Dantas poderia sair candidato até mesmo para o Senado numa dobradinha com Renan Calheiros.

No pé

Nas redes sociais, o prefeito JHC não tem sossego. As críticas dirigidas pela oposição querem tentar pelo menos complicar a sua candidatura à reeleição. Mas como ele navega bem com a maioria na Câmara de Vereadores, aliados do prefeito acreditam que tudo isso é fogo de palha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *