Confira fatos e notícias deste fim de semana
   1 de julho de 2023   │     8:53  │  0

Em plenos festejos de São João, a conversa era uma só nos bastidores políticos: as próximas eleições, de prefeito e vereadores, que ocorrem no próximo ano em Maceió. Como candidato à reeleição, está mantido o nome de JHC, mas a oposição espera tumultuar o processo nos próximos meses.

Com carência de um nome forte que possa competir com o atual prefeito de Maceió, o MDB de Paulo Dantas e Renan Calheiros espera lançar vários candidatos ao mesmo tempo, esperando que alguém chegue ao segundo turno.

Participação

Embora os deputados Rafael Brito, Federal, e Alexandre Ayres, estadual, possam estar disponíveis para disputar uma eleição majoritária, o deputado Paulão também faz parte do processo e pode ser o nome do Partido dos Trabalhadores. Pelo menos é o que defende o diretório regional.

Fogo cruzado

Com a certeza de que dificilmente superará JHC nas urnas, os partidos de oposição querem, pelo menos, marcar presença nas eleições do próximo ano para tentar colher dividendos em 2026.

Exploração

Entre os vários temas que serão abordados durante a campanha, especialmente sobre a tragédia da Braskem e a possibilidade de instalação de uma unidade de ácido sulfúrico no Cais do Porto, os gastos com os festejos juninos estarão na ordem do dia.

Participação

Ainda cozinhando no Palácio do Planalto, o Centrão está de olho em cargos no Ministério da Saúde, o que poderá fazer a diferença com injeção de recursos em municípios para garantir boa fatia do eleitorado. Nomes já estão sendo especulados e o deputado Arthur Lira, um dos líderes, defende uma maior participação do partido no governo Lula.

Alvo

O Banco Central tem sido o alvo preferido do presidente Lula sobre a taxa de juros de 13,75% ao ano que, segundo analistas financeiros, tem atrapalhado o acesso da população a bens de consumo. Mesmo bombardeado por todos os lados, Roberto Campos Neto tem afirmado que não é o momento de se alterar a política de controle da inflação.

Sufoco

O maceioense teve momentos de sufoco desde a última quinta-feira, quando chuvas pesadas caíram sobre Maceió, alagando ruas, atrapalhando a circulação de veículos e causando outros transtornos. Além da periferia, um dos bairros mais afetados foi a Jatiúca.

Avanço

Com a contratação de empréstimo na ordem de R$ 1 bilhão, o governo de Alagoas garante a realização de várias obras de infraestrutura, inclusive a duplicação da rodovia que liga Arapiraca a Delmiro Gouveia.

Atrasada

Citada como a obra mais importante do município de Maceió, o Renasce Salgadinho vai demorar ainda muito para ser concluído. Com as chuvas atrapalhado o cronograma, a finalização do projeto deverá ficar para o próximo ano.

Sumiu

Em meio à confusão gerada, esfriou a especulação sobre a possibilidade da instalação de uma unidade de ácido sulfúrico no Cais do Porto após o IMA negar as licenças ambientais. Agora, a classe política vai acionar a bancada, em Brasília, para que a concessão seja cassada pelo governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *