Confira fatos e notícias desta terça-feira (18)
   18 de julho de 2023   │     7:45  │  0

Com os direitos políticos cassados por 8 anos, mas livre para dar suporte a milhares de candidatos nas próximas eleições, Jair Bolsonaro torna-se, a partir de agora, um excelente cabo eleitoral, o que deverá ser comprovado nas urnas em 2024.

O bolsonarismo, que obteve mais de 58 milhões de votos nas eleições passadas, é um divisor de águas na política brasileira, demonstrando que o poder pode mudar de mãos de uma hora para outra. Bolsonaro também alimenta esperanças de que alguma coisa mude em seu favor.

Projeção

Além dos embargos de declaração e do recurso Extraordinário que serão impetrados no Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro conta com uma bancada na Câmara dos Deputados e no Senado da República que ainda podem fazer a diferença. E por isso mesmo já existe a pretensão de um projeto de lei que lhe dê anistia, instrumento que ainda será muito questionado daqui pra frente.

Questionamento

No final da semana passada, quando tomou conhecimento da sua cassação dos direitos políticos logo após decisão do Tribunal Superior Eleitoral, Bolsonaro fez questionamentos duros na imprensa nacional e perguntou por que seu adversário não teve o mesmo tratamento durante a campanha eleitoral. Ou seja, a briga política recomeça com muita força.

Novos lances

É de se perguntar se a Timac, empresa que pretendia instalar uma unidade de armazenamento de ácido sulfúrico no Cais do Porto, vai mesmo aceitar a decisão do Instituto do Meio Ambiente, que negou as licenças ambientais requeridas. Afinal de contas, a empresa deve ter investido pesado na contratação de estudos técnicos e de assessoramento no projeto.

Impasse

Conta, em desfavor da empresa, a reação de grande parte da sociedade alagoana, além de políticos, entre os quais vereadores de Maceió, que encamparam uma luta contra a instalação da unidade que poderia causar uma tragédia em caso de acidente.

Contribuindo

A Braskem, que tem lutado há anos para resolver o problema que atingiu milhares de pessoas, passa a ser referência para a não instalação da unidade de ácido sulfúrico no Cais do Porto, no coração do bairro de Jaraguá. Se vai conseguir ou não, é outra história, mas o caso deve ser judicializado.

Impasse

Volta à tona a possibilidade de a Braskem vender suas ações para a Unipar através da Novonor, antiga Odebrecht, o que poderia levar a um calote generalizado. Pelo menos é o que o pensa o senador Renan Calheiros, que exige que a empresa não ignore esses passivos e que todos que foram atingidos sejam ressarcidos dos prejuízos.

Eficiência

Mais uma vez, o governo do estado mostra eficiência e anuncia redução do número de homicídios violentos. A ação efetiva da Secretaria de Segurança Pública e as medidas preventivas têm levado a tranquilidade necessária aos alagoanos.

Distante

Muito embora a atuação discreta do vice-governador Ronaldo Lessa tenha despertado a possibilidade de uma candidatura nas próximas eleições, o projeto ainda está muito longe de ser concretizado. A princípio, o MDB não abdicaria de escalar um candidato para enfrentar JHC.

Falecimento

Com problemas de saúde que já vinha enfrentando há tempos, faleceu ontem o vereador por Arapiraca, Fábio Henrique, do MDB. Ele tinha 44 anos e estava momentaneamente afastado do mandato. No seu lugar na Câmara deve assumir o primeiro suplente Wellington de Magalhães, que hoje dirige a Secretaria de Cultura do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *