Confira fatos e notícias desta quinta-feira (27)
   27 de julho de 2023   │     9:23  │  0

Em um momento raro de sua vida política, o que não é muito acostumado a fazer, o deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa, começou a tocar fogo na sucessão estadual de 2026 ao admitir uma candidatura ao governo do ministro dos Transportes, Renan Filho, que se elegeu senador mas ainda não teve tempo de esquentar a cadeira no Senado Federal.

Se foi de propósito ou não para tirar do conforto aliados e adversários, o fato é que o nome do ex-governador volta com força no cenário político, enquanto a oposição faz as contas para saber o que vai fazer a partir de agora.

Desconfiada

Como a oposição não engole esse tipo de informação com facilidade, deve começar a trabalhar para construir um nome que possa, efetivamente, ir para o provável embate em 2026, mas certamente achando que no momento é prematuro qualquer prognóstico sobre eleições e procurando cuidar primeiro das eleições de 2024.

Esticando a corda

Como o interior garante a sobrevivência política de muitos candidatos e partidos, as lideranças querem investir pesadamente em Arapiraca, Rio Largo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, maiores redutos eleitorais do interior do Estado. É o que faz a oposição com a liderança do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Chegando

Depois de algum tempo, o prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca, volta ao Palácio República dos Palmares para um encontro com o governador Paulo Dantas. Um feito e tanto do governador, que consegue a proeza depois de um bom tempo de afastamento do ex-governador de Alagoas.

Temperatura máxima

Com a volta de Luciano ao convívio da cúpula do MDB ninguém sabe como ficará sua relação política com Arthur Lira, que lhe deu a mão e concorreu para a eleição do seu filho, Daniel Barbosa, para deputado federal.

Saúde nos bairros

Em Maceió, o prefeito JHC instituiu como objetivo principal na periferia da cidade levar à população saúde para os bairros, no ousado projeto da secretaria que é comandada pelo médico Luiz Romero Farias. Paralelamente, investe na proteção de encostas e grotas para evitar mais problemas no futuro durante as quadras chuvosas.

Gosto ruim

O governo do estado está pedindo ao Tribunal de Contas da União que não reconheça o acordo firmado pela prefeitura com a Braskem no valor de R$ 1,7 bilhão, referente à indenização pelo afundamento do solo em cinco bairros da cidade. O governo diz não poder ficar fora das negociações.

Embolada

A perspectiva de se aumentar os impostos sobre patrimônio causou reação junto ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que considerou uma proposta arriscada do ministro Fernando Haddad. Abrir novos flancos de discussão “pode embolar o meio de campo”, disse Lira.

Sufoco

Dezoito bairros em Maceió, sendo quatorze na parte baixa da cidade, ficarão sem água nas torneiras por algumas horas. A alegação é de que o sistema será submetido a uma manutenção nos equipamentos. A água voltará paulatinamente após a realização dos trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *