Confira fatos e notícias deste fim de semana (29 e 30)
   29 de julho de 2023   │     12:00  │  0

Com uma política dinâmica, com idas e vindas bastante comuns na vida de profissionais do ramo, ninguém sabe até quando o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, vai navegar entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que lhe deu respaldo nas últimas eleições, e o senador Renan Calheiros, presidente do Diretório Regional do MDB, em Alagoas.

Ao longo dos últimos trinta dias, Barbosa tem se movimentado sorrateiramente entre as duas personalidades, demonstrando, por exemplo, que não está longe de reatar uma amizade duradoura com Renan Calheiros, corda que rompeu nas últimas eleições para prefeito do segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Até quando?

Como é comum na seara política adversários voltarem ao convívio do lar, o que Luciano Barbosa demonstra com aparições públicas com Renan Calheiros leva a se perguntar se essa aproximação tem futuro. Afinal de contas, navegar entre Arthur Lira e Renan Calheiros parece não ser o melhor caminho. Com um pé lá e outra cá, a relação entre ainda é indigesta.

Em jogo

Como tem um filho deputado e que contou com a articulação política de Arthur Lira, Luciano Barbosa, mais cedo ou mais tarde, vai ter que decidir com quem ficar. Afinal de contas, além das eleições municipais do próximo ano, 2026 vem aí pegando fogo.

Quem der mais

No jogo de profissionais, quem pode dar mais ao disputado prefeito Luciano Barbosa? Isso passa pela força de Arthur Lira, em Brasília, e a aproximação de Renan Calheiros com o presidente Lula. Quem der mais, leva.

Estudado

Ao anunciar que gostaria que Renan Filho voltasse a governar Alagoas, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, tem trunfo político nas mangas. Ou articula conjuntamente com seus aliados para saber como a população recebeu a notícia.

Dois pesos

A iniciativa de Marcelo Victor é vista com duas possibilidades: ou um jogo combinado ou a intenção de antecipar uma candidatura que poderia começar a queimar daqui pra frente. Como todos são profissionais do ramo, é de se esperar que venha mais alguma coisa por aí além dos aviões de carreira.

Mergulhado

O ministro Renan Filho deve ter ficado satisfeito com o anúncio do presidente da Assembleia Legislativa, mas com certa cautela, porque sabe que é prematuro o lançamento de uma campanha para o governo de Alagoas em plena administração do governador Paulo Dantas.

Reserva

Há quem veja o anúncio do presidente da Assembleia Legislativa com relação ao ministro Renan Filho com certa reserva. Ou bateu o martelo antecipadamente ou espera que haja alguma reação para saber onde o grupo está pisando.

De fora

O governador Paulo Dantas, por sua vez, está mergulhado em um assunto que pouco lhe interessa no momento. Não quer arestas nem com o presidente da Assembleia Legislativa, que lhe deu o respaldo para chegar ao governo, nem tampouco com a família Calheiros, que sabe jogar em todas as posições.

Ainda é cedo

Notícias de bastidores do Palácio República dos Palmares dão conta de que o assunto sequer é comentado por aliados do governador Paulo Dantas. É fogo de monturo, comentam entre quatro paredes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *