Confira fatos e notícias desta sexta-feira (04)
   4 de agosto de 2023   │     7:57  │  0

Reeleitos reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com mais de 74% dos votos válidos, Josealdo Tonholo e a professora Eliane Cavalcante apostam em que, neste governo, todas as instituições terão um tratamento diferenciado.

Com vários projetos para serem postos em prática, Tonholo acredita que não haverá mais contingenciamento de recursos como aconteceu no passado e a Ufal deverá oxigenar setores primordiais da instituição que estava praticamente paralisado por falta de verbas públicas. A nova gestão vai dirigir a universidade no quadriênio de 2024 a 2028 e, pelos estatutos, tomará posse no próximo ano.

Investigações

A CPI do Futebol deve ter novos lances a partir de agora com a entrada da Polícia Federal nas investigações. Quem vai auxiliar a CPI é uma equipe da PF comandada pelo delegado Sérgio Eduardo Busato, cujo foco está nas empresas de apostas.

Em alta

Enquanto alguns estados do Nordeste contabilizam o fechamento de milhares de empresas, Alagoas dá sinal de crescimento cada vez mais, com a instalação de canteiros de obras por todo o estado.

Itinerante

O Tribunal de Justiça de Alagoas se faz presente, a partir das 8 horas de hoje, na cidade de Marechal Deodoro. Com o Projeto Cidadania, o TJ vai possibilitar a população acesso à Carteira de Identidade, CPF através da Receita Federal, além de certidões de nascimento e casamento. O tribunal vem estendendo os serviços a todo o estado.

Injeção de recursos

Sem parar, o governador Paulo Dantas assinou o Pacto pela Governança das Águas, na sede da Agência Nacional de Águas, em Brasília. Iniciativa vai permitir o investimento de pelo menos R$ 10 bilhões no saneamento básico e abastecimento de água, beneficiando todas as regiões do Estado de Alagoas.

Finalidade

O pacto, uma das maiores conquistas do governo do Estado neste ano, tem o fundamental objetivo de fortalecer as políticas de saneamento básico, o que nunca foi feito como prioridade em Alagoas. Além dos serviços, irá aprimorar a operação e manutenção da infraestrutura hídrica e também trabalhará na segurança das barragens já existentes.

Recursos garantidos

Maceió não ficará de fora desse grande projeto. O Banco do Nordeste assinou contrato com a BRK Ambiental e governo de Alagoas, na ordem de R$ 900 milhões, para universalizar o saneamento na Região Metropolitana de Maceió. O governador Paulo Dantas se mostrou otimista com o projeto, que garante mais benefícios ao povo alagoano.

Pé no freio

O Ministério Público agiu rápido e impediu a contratação de pessoal terceirizado pela Câmara Municipal de Maceió, que seria feita através de pregão eletrônico. O presidente da Casa de Mário Guimarães, em seguida, revogou o pregão.

Aumentando

O número de trotes para o SAMU, que tem aumentado consideravelmente nos últimos meses, além de prejudicar a todos, indistintamente, é crime e um desserviço que alguns marginais prestam à população. A polícia está de olho nos malfeitores.

Furto de hidrômetros

O furto de hidrômetros na parte alta da cidade de Maceió é um dos graves problemas enfrentados pela BRK Ambiental. Como os equipamentos não possuem mais em seus componentes cobre, razão das ações dos marginais, o prejuízo, além da empresa, atinge também diretamente a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *