Confira fatos e notícias deste fim de semana (05 e 06)
   7 de agosto de 2023   │     7:46  │  0

Depois de muitas especulações pelo início do trabalho que começou a realizar no Ministério dos Transportes, Renan Filho tem outra linha de raciocínio sobre a disputa das eleições de 2026. Pode abdicar da generosidade do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, para quem seu nome seria o mais viável para disputar novamente o governo de Alagoas.

Em um primeiro momento – o que nunca deixou de lhe passar pela cabeça -, e obstinado, o ministro dos Transportes pensa em um voo mais alto e continuar no ritmo de trabalho que vem executando pelo Brasil afora com uma boa avaliação.

Sucessão em foco

Mas como a política é dinâmica e a escolha de um futuro substituto do governador Paulo Dantas é muito difícil – exatamente pelo trabalho robusto que vem desenvolvimento à frente do governo do Estado – isso passa a ser uma equação complicada para resolver.

Escolha difícil

Como terá que construir um nome que possa substituir Paulo Dantas, que não poderá ser candidato à reeleição, as cartas estão na mesa e certamente o MDB, que reúne várias lideranças políticas além do governador e do presidente da Assembleia Legislativa, têm um abacaxi para descascar.

Missão complicada

Caso se reeleja no próximo ano prefeito de Maceió, contando com a ajuda de políticos consagrados nas urnas, JHC vislumbrará, em 2026, disputar o governo de Alagoas e aí passaria a ser um problemão para Dantas, a família Calheiros e Marcelo Victor.

Preocupação

Nos bastidores do Palácio República dos Palmares esse é um problema a ser estudado com muito cuidado e a escolha de um nome forte que não seja Renan Filho seria a solução. Mas quem?

Quase impossível

Até agora, não apareceu nenhum nome do lado do governo do Estado para disputar a prefeitura de Maceió com JHC e, se depender do deputado Marcelo Victor, não é interessante neste momento rasgar dinheiro – colocação que fez há dias, ou seja, JHC, neste momento, seria imbatível.

Nova rota

Como a situação eleitoral não é nada fácil para os adversários de JHC, a ordem agora é garantir o eleitorado do interior do Estado para repetir a dose de eleições passadas, em que foram reeleitos Renan Calheiros senador e Paulo Dantas governador, além de eleito Renan Filho senador.

Forçando

A perspectiva da sucessão de Paulo Dantas, que já está na ordem do dia, força as lideranças a escolher nomes que possam, futuramente, disputar uma eleição de igual por igual.

Sem aventura

Pelo andar da carruagem, nem Rafael Brito, nem Alexandre Ayres e muito menos Ronaldo Lessa se aventurariam na disputa pela prefeitura de Maceió, o que seria, neste instante, perda de tempo e desgaste político.

Olho no Senado

Como até agora existe somente especulação sobre eleição no Senado Federal – serão duas vagas em 2026-, a perspectiva é de que muitas lideranças disputem, a exemplo do deputado Arthur Lira, do próprio senador Renan Calheiros e até mesmo Paulo Dantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *