Confira fatos e notícias desta quarta-feira (09)
   9 de agosto de 2023   │     8:13  │  0

Colocar Alagoas em destaque no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ser discutido ainda nesta semana, é o principal objetivo do presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira, que disse não influenciar
no desenvolvimento do estado a disputa política regional. Segundo ele, o não alinhamento com o governador Paulo Dantas não interfere no trabalho dos dois para o desenvolvimento do estado.

Entre obras de infraestrutura, saúde e educação, Lira também disse estar empenhado em alocar recursos para a construção de casas populares, o que vem fazendo ao longo dos anos, inclusive com a participação do então senador e seu pai, Benedito de Lira.

Reflexão

A entrevista do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na rádio Mix ainda repercute nos meios políticos. “Por não balancear o equilíbrio entre a Câmara e o Senado”, o clima não é lá esse ouro 18. A solução está no critério de acomodação dos partidos, disse Arthur.

Definição

Deve ser divulgada hoje data e horário em que os presidentes da Câmara e do Senado irão se reunir com ministros do
Supremo Tribunal Federal para tratar da descriminalização de drogas de pequeno porte, a exemplo da maconha. O assunto já tomou conta do noticiário nacional.

União nacional

O Consórcio Nordeste, dirigido pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, defende uma Região Nordeste forte em torno da reconstituição de áreas estratégicas e exige um tratamento igualitário entre todas as unidades da Federação. Em uma nota oficial divulgada no final de semana, o Consórcio repudia qualquer iniciativa de lampejo separatista, o que não seria bom para o Brasil.

Desigualdades

Os governadores que assinaram o manifesto, entre eles Paulo Dantas, querem que haja a união regional dos estados nordestinos e, implicitamente, compensar, pela organização regional, as desigualdades econômicas e sociais.

Reação

A nota oficial divulgada pelo Consórcio Nordeste replica as considerações feitas pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em entrevista na imprensa do Sul onde pregou o protagonismo do Sul e Sudeste do Brasil, em detrimento da região nordestina.

Azedando

As declarações do governador Romeu Zema sobre uma suposta separação entre regiões no Brasil azedaram o clima político em Brasília. A partir do Consórcio Nordeste o governador mineiro levou pau por todos os lados.

Insatisfação

Nem tudo anda às mil maravilhas nos municípios brasileiros e especialmente em Alagoas com a Reforma Tributária.
Prefeitos alagoanos estão sendo convidados a participar de um ato nacional em protesto contra o que eles chamam de “pacote de maldade”. Eles defendem que os impostos não sejam tão cruéis como estão aparentando ser. Os prestadores de serviços, a propósito, são os que poderão ser mais prejudicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *