Confira fatos e notícias desta sexta-feira (11)
   11 de agosto de 2023   │     7:39  │  0

O senador Renan Calheiros tem recuperado o tempo perdido desde o afundamento do solo na região do Pinheiro e agora ameaça pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o crime ambiental provocado pela Braskem, caso o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates não dê explicações convincentes ao Senado.

Se a CPI será instalada ou não, é outra história, mas o senador alagoano outra vez aparece na mídia e vira protagonista ao mergulhar nos problemas de uma das mais tragédias ocorridas no Estado.

Como a Petrobras é o segundo maior acionista da Braskem, Renan cutuca a empresa para se pronunciar em nome de todos aqueles que mesmo fazendo acordos foram prejudicados pelo afundamento do solo, incluindo aí prefeitura e governo do Estado. Se vai conseguir ninguém sabe, mas que vai tumultuar o processo, isso ninguém tem dúvidas.

DEPOIMENTO

Pela ação do senador, o presidente da Petrobras terá que esclarecer pontos ainda obscuros e qual a posição da própria empresa sobre o desastre ambiental, o que pode reverter as responsabilidades com todos que foram atingidos pela tragédia.

NÃO PARA AÍ

Mesmo que a situação esteja judicializada e as indenizações prosseguindo na sua fase final, a Braskem ainda terá que cumprir outras obrigações. Como vê, ainda tem muita confusão pela frente.

DATA MARCADA

Para surpresa de muita gente, Renan avançou e conseguiu aprovar o requerimento para ouvir o presidente da Petrobras na próxima terça-feira, dia 15. Se Jean Paulo Prates não comparecer – o que é considerado difícil – a CPI poderá ser instalada.

EM ALTA

O que parecia improvável acontecer meses atrás, aconteceu. O comércio varejista de Alagoas, segundo levantamento da Gazetaweb, registrou a maior alta do Brasil em junho último na comparação com maio, mês anterior. Com crescimento de 2,7% de acordo com o IBGE, o resultado, no restante do País, ficou estável em 00%.

REFLEXO

Isso, entre outros fatores, se atribui à regularidade no pagamento dos servidores públicos municipais e estaduais e a solidez econômica que se tem observado nos últimos anos. Ou seja, os governos trabalham para melhorar a vida dos alagoanos.

PONTO FINAL

Quem comprou, comprou. Agora vai se tornar mais difícil comprar produtos eletrônicos no exterior depois da decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária que suspendeu a portaria de 1ºde agosto reduzindo temporariamente a alíquota a zero. Quem compra através de empresas de comércio eletrônico a partir de agora estará sujeito a uma taxação de 34%.

DE FORA

O deputado Alfredo Gaspar foi retirado da condição de membro titular da CPI sobre o Movimento dos Trabalhadores sem Terra, depois de bater forte no líder camponês José Rainha Júnior. A decisão foi tomada por pressão do governo sobre o União Brasil, o que pegou o parlamentar de surpresa.

SUPERINTELIGENTES

Alagoas possui sete pessoas superinteligentes, segundo dados da Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais. O Dia Mundial da Superdotação é celebrado nesta quinta-feira (10). Ao todo, o País tem 2.621 superdotados. O estado de São Paulo lidera o ranking, com 1.226, seguido do Rio de Janeiro (298), Minas Gerais (209) e Paraná (193). As unidades federativas com menos pessoas superinteligentes são Amapá (1), Roraima (2) e Piauí (2). O Acre não registrou nenhum superdotado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *