Confira fatos e notícias deste fim de semana (12 e 13)
   12 de agosto de 2023   │     11:54  │  0

Essa nova legislatura das Câmaras Municipais e da Assembleia Legislativa promete ser intensa na capital e no interior a partir de agora.

Esquentando por ser ano pré-eleitoral, as campanhas já se iniciaram com denúncias de norte a sul e de leste a oeste.

Se o tempo tem fervido em alguns municípios da região Norte, o mesmo pode se dizer no Agreste e no Sertão. São denúncias de um lado e denúncias do outro, o que tende a se agravar à medida da aproximação das eleições do próximo ano.

Entre as habituais denúncias, as mais comuns giram sobre apropriação indébita, desvio da finalidade da aplicação de recursos públicos e perseguições políticas.

Ou seja, não faltam instrumentos para o acirramento das campanhas que praticamente já se iniciaram.

INVESTIGAÇÃO

Deputados participantes da CPI do MST estiveram nesta sexta-feira em Alagoas para apurar quem está por trás do financiamento dos atos dos movimentos dos sem-terra. Desconfiam de que as ocupações têm caráter político.

QUEM FINANCIA

A CPI quer se aprofundar no caso para descobrir e apontar ações praticadas por autoridades públicas que supostamente fornecem estrutura para o movimento. “Precisamos saber quem financia esse movimento em Alagoas”, comentou o deputado Fábio Costa.

ABRANGÊNCIA

Muito embora denúncias feitas contra servidores públicos sejam reservadas, as investigações se acumulam nos mais diversos órgãos, como Tribunal de Contas e Ministério Público deverão criar logo logo uma força-tarefa para dar conta do recado.

SEM DEFINIÇÃO

Em meio ao tiroteio entre grupos políticos, nomes de candidatos com potencial eleitoral nas principais cidades alagoanas ainda não estão definidos, além, é claro, de Maceió, onde o prefeito JHC é candidatíssimo à reeleição.

AFUNILANDO

Como o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, volta a fazer as pazes com o Palácio República dos Palmares e consequentemente com a família Calheiros, certamente não se terá confusão no segundo maior colégio eleitoral como foi nas eleições passadas.

COM OS DOIS

Para 2026 o aspecto político no segundo maior colégio eleitoral do estado hoje é favorável a Luciano Barbosa. Como são duas vagas para o Senado, Barbosa jogaria nos dois candidatos que hoje lhes dão suporte para o desenvolvimento de Arapiraca: Arthur Lira e Renan Calheiros, ponte de reaproximação que foi feita por meio do governador Paulo Dantas.

MARCAR PRESENÇA

Como o MDB não alimenta muita esperança de ter grandes resultados nas eleições em Maceió, pelo menos vai tentar marcar presença com um candidato que não decepcione nas urnas. O objetivo, entretanto, é fortalecer as bases no interior do Estado.

CONTENÇÃO

O prefeito de Maceió, JHC, autoriza o início das obras para a contenção do mar na orla do Pontal da Barra. A assinatura da ordem de serviço acontecerá neste sábado (12), às 10h. Este é o quinto trecho a receber as obras de contenção na orla marítima da capital. No local, será 1,2 km de extensão com blocos maciços de concreto pré-moldado. Ao longo da contenção marítima serão instaladas, ainda, escadas de acesso à praia, com as mesmas tecnologias. Além do Pontal, recebem as obras os trechos do JTR, próximo ao Hotel Jatiúca, Jacarecica e Sobral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *