Confira fatos e notícias desta quarta-feira (30)
   30 de agosto de 2023   │     8:45  │  0

A recriação de um novo imposto sindical, que tem a simpatia do governo federal, está provocando resistência nas entidades patronais. A proposta, a princípio, seria aplicada um desconto de 1% do salário do trabalhador que estivesse atrelado aos sindicatos de classe.

Como até agora não existe consenso entre as Confederações do Comércio e da Indústria, a proposta ainda vai ser motivo de ampla discussão até o projeto ser levado à apreciação do Congresso Nacional. O desconto, a princípio, equivaleria a mais de três dias de trabalho que seriam repassados aos sindicatos.

A proposta, amplamente divulgada na imprensa nacional, prevê que o trabalhador perderia o direito de não aceitar individualmente, ou seja, teria o desconto automático nos seus vencimentos. Assunto polêmico, deve encontrar resistências ao ser submetido futuramente ao plenário das duas casas legislativas.

CONFLITANTE

Enquanto o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, avança com as discussões de um novo imposto sindical, no próprio governo, a exemplo do ministro Rui Costa, da Casa Civil, diz que esse assunto ainda não chegou ao conhecimento do presidente Lula.

NOVA DISCUSSÃO

Sem acordo no momento, outra reunião está agendada para o dia 5 de setembro, quando novamente o assunto será apreciado entre as representações trabalhistas e a classe patronal.

AVANÇANDO

O governo ainda não chegou à isenção dos R$ 5 mil do imposto como prometeu, mas garantiu pelo menos a metade na aprovação final na semana passada pelo Senado da República.

SEM PERDER TEMPO

O suplente de deputado, Henrique Chicão, não perdeu tempo. No mesmo dia em que o deputado André Silva, do Republicanos, entrou de licença, ele apareceu todo sorridente na Assembleia Legislativa. Chicão deve passar alguns meses na Casa de Tavares Bastos.

REAÇÃO

A Associação dos Magistrados reagiu de pronto e deve processar um cidadão que acusou, sem pé nem cabeça, o juiz Alberto Ramos em um caso ocorrido no interior do Estado. Além de pôr em dúvida a atuação do magistrado, que agiu dentro da lei decretando a prisão preventiva de traficantes, o Alberto Ramos recebeu o apoio da Almagis, que adotará paralelamente medidas contra o denunciante.

MAIS PRÓXIMO

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, aos poucos, sem alarde, aumenta o apoio ao presidente da Câmara dos deputados Arthur Lira, que tem trabalhado muito pelo município. Na programação, uma série de inaugurações, que teve a participação de Lira na liberação de recursos federais.

DESTINO

Embora esteja no MDB do senador Renan Calheiros, Luciano Barbosa aguarda a oportunidade na abertura
da janela partidária, no próximo ano, para se aproximar do Partido Progressista.

É HOJE

O governo do Estado anunciou para o hoje o pagamento de todo o funcionalismo público, o que deverá injetar cerca de R$ 500 milhões na economia alagoana. A antecipação do pagamento tem sua sido uma constante nos últimos meses.

TÍTULO PARA NOTA

O governador Paulo Dantas sancionou o projeto de lei que concede reajuste salarial de 5,79% para os servidores estaduais já para este ano. o reajuste salarial será de 5,79%. Desse valor, 3% serão pagos em setembro e os 2,79% restantes, que seriam aplicados em janeiro, serão pagos já em novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *