Confira fatos e notícias desta sexta-feira (15)
   15 de setembro de 2023   │     9:09  │  0

Os protestos contra a Braskem nas áreas atingidas pelo afundamento do solo, especialmente no bairro do Pinheiro, não devem terminar tão cedo, embora a empresa venha insistindo que a situação de toda a população no seu entorno esteja praticamente resolvida.

Enquanto avança nas indenizações, que já ultrapassaram os 90%, a Braskem se depara com novos problemas na região atingida.

Os moradores dos Flexais de Baixo e de Cima querem alguns benefícios, a exemplo de parte da população do Mutange, que fez um protesto de advertência no início da semana.

A Braskem, aliás, vem sofrendo pressão nos últimos meses através do senador Renan Calheiros, que cobra indenizações aos moradores da região atingida, independentemente do que já foi honrado em acordo com instituições públicas.

ALÍVIO

A agonia dos municípios brasileiros especialmente de Alagoas, deve acabar logo. Pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nenhum município receberá menos este ano do Fundo de Participação do que em 2022. Resta, apenas, aprovação de medida já enviada para o Congresso Nacional.

SUFOCO

Com a redução do FPM nos últimos meses, os municípios temiam que diminuição do repasse atingisse duramente suas finanças, o que refletiria, também, na folha de pagamento do funcionalismo, além do recolhimento de obrigações sociais.

RUMO CERTO

O governador Paulo Dantas e sua equipe da segurança pública têm mesmo que comemorar, com a redução de crimes violentos e deixando o estado de Alagoas como o terceiro do Nordeste onde a população e os turistas vivem mais seguros.

INTEGRADA

Com instituições integradas, a exemplo da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros o combate à criminalidade pela Secretaria de Segurança Pública tem tido resultados positivos e é, sim, para comemorar. Os números vêm crescendo a cada mês, deixando Alagoas numa situação confortável, o que reflete na invasão turística em todas as épocas do ano.

EQUIPADAS

Nas estatísticas de combate à criminalidade, o governo destaca a nomeação de centenas de agentes, escrivães e delegados, além de manter as forças devidamente equipadas com o que há de mais moderno em termos de armamentos e materiais de proteção.

GARANTIDAS

O antigo prédio da OAB, na Praça Montepio, será transformado num centro médio que atenderá a comunidade jurídica de Alagoas. A informação é do presidente da Caixa dos Advogados, Leonardo Moraes, que anuncia o início da construção ainda neste segundo semestre.

REVITALIZAÇÃO

O prefeito JHC fez uma parceria com o Tribunal de Justiça apostando na revitalização do centro de Maceió e do Moradia Legal. Sobre a situação do centro da capital já estava em tempo de a prefeitura dar uma ajeitada no calçadão, que requer de reparos urgentes.

EMERGÊNCIA

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu mais um município alagoano em situação de emergência. Desta vez, Cacimbinhas, no Sertão, atingido pela forte estiagem. A portaria que oficializa a medida foi publicada na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros. O outro município que teve reconhecida a situação de emergência foi Ouro Branco, também situado no Sertão de Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *