Confira fatos e notícias deste fim de semana (30 e 1º)
   2 de outubro de 2023   │     8:49  │  0

Os diretórios municipal e regional do MDB devem decidir logo quem fica e quem sai da legenda depois de inconsistência de opiniões no partido, na Câmara de Vereadores de Maceió.

Com uma situação desconfortável na Câmara, o MDB quer definir logo quem fica e quem sai à medida que se aproximam as eleições do próximo ano. Como já existem vereadores que já anteciparam que irão apoiar a reeleição do prefeito JHC, a exemplo do próprio presidente Galba Netto e de Chico Filho, o espaço ficou pequeno no MDB.

TROCA-TROCA

Já está praticamente definida a mudança de posição do secretário da Educação, Marcius Beltrão, depois de um entrevero com o senador Renan Calheiros. Beltrão deve ir para outra pasta importante – fala-se no Gabinete Civil -, enquanto a secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, iria para a Educação.

EMBOLADA

As eleições de 2026, principalmente para o Senado da República, começam a ficar emboladas, depois que o deputado federal Paulão resolveu anunciar sua candidatura.

INDEFINIÇÃO

Já que o Partido dos Trabalhadores está apostando na candidatura do deputado Ronaldo Medeiros para medir força com JHC na eleição para prefeito de Maceió, certamente já está acertado com os outros partidos da Federação, incluindo aí o PCdoB e o PV do deputado Sílvio Camelo.

PULVERIZANDO

Como o senador Renan Calheiros está tocando esse caso de sucessão da prefeitura da capital, é provável que ele queira apresentar o maior de número de candidatos para tentar chegar ao segundo turno.

E LUCIANO BARBOSA?

O prefeito de Arapiraca deve definir quem são mesmo os seus candidatos ao Senado nas eleições de 2026. Aproximou-se e teve o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, fez aliança com Paulão e vem chegando junto ao velho amigo senador Renan Calheiros. Como são apenas duas vagas para o Senado, vamos ver com quem ele vai ficar

PRIORIDADE

Como a eleição para prefeito e vereador no interior passa a ser prioridade para o MDB e consequentemente do governo do Estado, o equilíbrio político para resolver os impasses tem sido a tônica do governador Paulo Dantas.

COMBATE À VIOLÊNCIA

Reforçada com a inclusão de centenas de novos agentes, a Polícia Civil realizou durante todo o dia de ontem uma operação policial para o combate à violência na parte alta de Maceió. Como o objetivo era prender com mandados judiciais marginais já conhecidos da polícia, a operação “Satus” foi comandada pelo delegado-geral, Gustavo Xavier, e pelo próprio secretário Flávio Saraiva. Na operação, foram utilizados 400 homens da Polícia Civil.

FUGA DE RECURSOS

Como se tornou um problema mais político do que mesmo técnico – já que instituições como o Ministério Público estão participando do desenrolar das negociações entre moradores e a Braskem -, a possibilidade da saída da empresa de Alagoas deve abalar os cofres públicos. Realocá-la para um lugar seguro seria uma das soluções.

REFORÇO DE CAIXA

Diferentemente dos servidores públicos, os deputados estaduais deverão incrementar um aumento nos seus vencimentos próximo de R$ 10 mil mensais. Paralelamente, os vereadores também serão beneficiados, já que percebem 75% do que recebem os deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *