Confira fatos e notícias deste fim semana (14 e 15)
   14 de outubro de 2023   │     12:58  │  0

O nepotismo cruzado e outras formas de burlar a legislação que correm solto em Brasília nas casas legislativas e no Executivo, não são nada mais, nada menos do que uma extensão do que praticado em Alagoas e em outros estados do Brasil.

Aqui, no Estado, a prática, já considerada como normal, é um instrumento que atende em épocas eleitorais interesses pessoais com balaios de votos durante as eleições.

Mesmo que o Ministério Público esteja atento, principalmente no interior do Estado, existem casos gritantes no Executivo e Legislativo, que sempre conseguem burlar esses tipos de contratações.

Como o nepotismo é uma realidade e às vezes é identificado apenas através de denúncias, o Ministério Público tem sempre recomendado exoneração dos agraciados, o que não impede que os insaciáveis façam novas investidas.

NA SURDINA

Em Alagoas, por exemplo, famílias de políticos mandam e desmandam em cargos estratégicos e estão longe de serem incomodados pela legislação que proíbe tal expediente.

RACHADINHA

Instrumento que engordam os bolsos de alguns privilegiados ainda está muito longe de acabar. No serviço público – leia-se cargos comissionados –, as negociações são feitas sorrateiramente, sem que se deixe pistas sobre as arrumações políticas.

NO PÉ

A oposição não vai deixar em paz tão cedo o prefeito JHC depois da compra do Hospital do Coração por R$ 266 milhões e que entrará em funcionamento no primeiro trimestre de 2024. É um ingrediente que o MDB acha que trará resultados positivos nessa pré-campanha eleitoral.

NA MÍDIA

Como o MDB pediu a instauração de um procedimento por parte da Procuradoria Geral do Ministério Público, é pertinente dizer que o assunto ainda vai render muito. Aliás, é uma maneira simples e objetiva de os adversários de JHC criarem um motivo importante para que possam desgastá-lo politicamente nesta campanha eleitoral.

A REBOQUE

Mesmo que ainda tenha cerca de 30 dias para decidir, a vereadora Olívia Tenório deixará o MDB do senador Renan Calheiros. Como consequência, também deverá levar o pai, Francisco Tenório, para compor o grupo do prefeito JHC. Só falta mesmo anunciar sua decisão nos próximos dias.

MESMO CAMINHO

O vereador Chico Filho também será um dos que migrarão para outro partido. Deve continuar a apoiar o prefeito de Maceió e fará parte de uma frente que defende sua reeleição.

ULTIMATO

No início da semana, o deputado federal Rafael Brito – atual presidente do Diretório Municipal – deu um ultimato de 30 dias para quem quiser ficar no MDB ou sair. O prazo já começou a ser contado.

SOLUÇÃO

Para evitar mais especulações sobre a compra do Hospital do Coração, o prefeito JHC deverá explicar direitinho nos próximos dias como foi realizada a operação. Essa, para alguns aliados, seria a solução para evitar mais especulações em torno do assunto. Com a campanha em plena efervescência, é esperado para os próximos dias novos lances. Tanto para um lado como para o outro.

CÂMARA

A Câmara de Maceió terá mais dois vereadores a partir da próxima legislatura, que começará em fevereiro de 2025, mas o orçamento anual deverá permanecer o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *