Confira fatos e notícias desta sexta-feira (13)
   13 de outubro de 2023   │     7:57  │  0

Uma minirreforma político-administrativa consolidada entre as quatro paredes do Palácio República dos Palmares – acomodações que já estavam previstas neste segundo semestre – colocou água na panela de pressão depois de resolvidos os problemas com o grupo da família Beltrão.

Numa pressão por espaço político e arrumações com vistas a futuros embates no interior mais precisamente na região sul do Estado, o caldeirão que incomodava o Governador Paulo Dantas aos poucos foi tomando a temperatura normal.

Se as decisões não agradaram totalmente a aliados do Governador, pelo menos resolveu um impasse em que estão em jogo as eleições para a prefeitura de Penedo, onde o dedo forte do senador Renan Calheiros contribuiu para a saída do secretário de Educação, Marcius Beltrão.

ALÍVIO

Com a arrumação feita e onde entraram também outras composições e a criação de mais uma nova Pasta, Paulo Dantas deve respirar aliviado por um bom tempo, dependendo de como seguirá a campanha efervescente de 2024.

BENEFICIADO

Com a escalação de Roseane Vasconcelos para a Educação, sendo deslocada do Gabinete Civil, a composição agrada a duas vertentes do MDB: a do senador Renan Calheiros e do deputado federal e hoje presidente do diretório municipal do partido, Rafael Brito. Ali, na Educação, estará uma pessoa em que ele credita total confiança.

INFLUÊNCIA

Mesmo saindo de uma das mais importantes secretarias do governo, Marcius Beltrão mantém o respeito do governo e do grupo aliado, já que reúne peças consideradas importantes no tabuleiro político daquela região, como Fellipe Jatobá, de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, de Coruripe, e Roseane Beltrão, que comanda o município de Feliz Deserto.

DISPUTA

Mas a disputa pela prefeitura de Penedo, entretanto, não será nada fácil entre Ronaldo Lopes e parte da família Beltrão, que não abre mão de comandar os destinos de um dos mais importantes municípios da região do Baixo São Francisco.

ESTICANDO

A corda política neste final de ano tem esticado em todos os redutos políticos, seja na capital, seja no interior. Como sabe que em Maceió a parada é dura e até agora não tem um candidato para enfrentar JHC, o MDB avança em outros redutos, onde tem como maior adversário ninguém menos do que o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

SUSPENSE

Enquanto o deputado Arthur Lira consolida seu apoio com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o senador Renan Calheiros – passadas as turbulências políticas – também é figura presente nos últimos meses no segundo maior colégio eleitoral do Estado. Como em 2026 serão disputadas duas vagas para o Senado, espera-se que Luciano Barbosa defina logo com quem estará nas eleições.

G20

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), está em Nova Délhi, capital da Índia, para participar da 9ª cúpula do P20 (Presidentes de Parlamento do G20). Em cerimônia marcada para este sábado (14), Lira assumirá a presidência do grupo, substituindo o líder da Câmara dos Deputados indiana, O Birla. A agenda no país inclui reuniões em Xangai – de 16 a 18 de outubro– e na capital Pequim –de 19 a 21, onde também visitarão a Assembleia Nacional. A chegada do grupo ao Brasil está prevista para 22 de outubro. Em 1º de dezembro, o Brasil assumirá o comando do G20, formado pelas 20 maiores economias do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *