Confira fatos e notícias desta quinta-feira (12)
   12 de outubro de 2023   │     8:04  │  0

O aumento ou diminuição do número de vagas nas Câmaras Municipais e também nas Assembleias Legislativas e Câmara Federal, vai depender de um realinhamento que será feito pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas quem teve o número de habitantes reduzido no último censo certamente será afetado, para mais ou para menos.

Nessa situação se encontra o município de Maceió, o qual, embora se tenha decidido o aumento de 25 para 27 vereadores, poderia chegar até 31, caso as Câmaras seguissem à risca a legislação atual sobre o tema.

Sobre o orçamento para bancar o número de vereadores, seja na capital, seja no interior, ele não deverá sofrer alterações, e as Câmaras teriam que se virar para resolver o incremento financeiro.

VALENDO

As alterações, entretanto, já valem para as próximas eleições, abrindo mais possibilidades para uns e, naturalmente, mais dificuldades para outros. Como a campanha para o próximo ano já começou, um dos instrumentos mais utilizados pelos candidatos é a máquina de calcular.

MAIS ATENÇÃO

A região central de Maceió, depois do último assassinato ocorrido na semana passada, será alvo de uma atenção mais acurada por parte da segurança pública. Mas vale ressaltar, todavia, que não existe efetivo suficiente nem na Polícia Civil tampouco na Policia Militar para atender permanentemente em todas as áreas de risco.

CERCO

A oposição na Câmara de Vereadores, em Maceió, deu a entender que não deixará em paz a partir de agora o prefeito JHC. A compra do Hospital do Coração foi start para a campanha com vistas às eleições do próximo ano. Mesmo argumentando que todo o processo para adquirir a unidade hospitalar trilhou os caminhos da legalidade, JHC começa a receber pressão.

MUITA ZOADA

Além da provocação ao Ministério Público, denúncias no plenário na Casa de Mário Guimarães e agora no Tribunal de Contas, os adversários de JHC estão coletando novas informações para aumentar o bombardeio nos próximos dias. Isso será a tática que será usada para desgastar a imagem do prefeito que vai muito bem no conceito da opinião pública.

ACOMODAÇÃO

O governador Paulo Dantas conseguiu, a duras penas e sob muita pressão, contornar o clima na Secretaria da Educação que Marcius Beltrão dirigia, compondo com outros espaços para a família que comanda parte da região sul do Estado.

INDENIZAÇÃO

A Justiça deu ganho de causa ao Estado sobre indenização da Braskem pelo afundamento do solo, mas vai esperar uma perícia para avaliar o quanto governo vai receber.

RECURSO

Como a decisão foi em primeira instância, a tendência é de que a empresa recurse da decisão, muito embora as negociações continuem em ritmo acelerado entre a Braskem e o governo do Estado. Por sua vez, a Defensoria Pública quer rever as indenizações de muitos moradores dos bairros atingidos pelo afundamento do solo, onde alguns chegaram a receber menos de R$ 40 mil, valor injusto segundo a instituição

IN MEMORIAM

A Assembleia Legislativa realiza segunda-feira, 16, a partir das 10h, uma sessão solene para entregar o título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Henrique Accioly Campos (in memoriam). A homenagem, de autoria do deputado Inácio Loiola (MDB), foi aprovada pelo plenário em 2013, antes da morte de Campos, é um reconhecimento à contribuição que o gestor pernambucano concedeu aos alagoanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *