Confira fatos e notícias deste fim de semana (4 e 5)
   4 de novembro de 2023   │     9:54  │  0

A intensa movimentação do deputado Arthur Lira nos últimos meses, exercendo sua influência no governo federal para trazer muitos benefícios para os municípios alagoanos, indica que ele está a um passo de decidir disputar uma das duas vagas para o Senado nas eleições de 2026. Com uma votação diferenciada em 2022 para deputado federal, em que obteve por volta de 240 mil votos e ajudou a eleger aliados, Lira sabe que esta é a sua vez, embora devam existir candidaturas outras, a exemplo do próprio senador Renan Calheiros e do deputado Paulão, do PT, que já não faz nenhum segredo para ninguém. Com força suficiente junto ao Palácio do Planalto para consegui obras as mais diversas para Alagoas, Arthur é considerado até pelos próprios adversários um candidato de peso. Para isso, reforça suas bases para eleger o maior número possível de prefeitos e vereadores nas eleições do próximo ano.

REFORÇO

Com o prefeito JHC como aliado e tendo Maceió como uma referência para ganhar novamente as eleições, o grupo de Arthur Lira trabalha para manter a unidade, anunciar novas conquistas como a construção de novas moradias – o que tem consolidado ao longo dos anos – e viabilizar cada vez mais a reeleição do prefeito da capital.

INVESTINDO

Enquanto a oposição sabe que será muito difícil impedir a reeleição de JHC para a prefeitura de Maceió, a cúpula do MDB, pelo menos, investe na periferia da cidade e se prepara para novos embates, principalmente para 2026.

DIFICULDADE

Muito embora o nome do secretário de Infraestrutura do governo de Alagoas, Rui Palmeira, esteja na ordem do dia, Rafael Brito, Alexandre Ayres e José Wanderley Neto testam se serão mesmo ter condições de disputar a prefeitura com JHC. Boa parte dos aliados, entretanto, não acredita numa virada de mesa.

NOVOS PROJETOS

A prefeitura de Maceió sabe que, concluindo as obras do Renasce Salgadinho e duplicação de novas vias na Avenida Durval de Góes Monteiro, a perspectiva da reeleição de JHC é apenas uma questão de tempo. Nesse ínterim, todavia, deverá anunciar novas e importantes obras na orla marítima da capital, com transformação de toda a área que abrangerá as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

RODA GIGANTE

Para os próximos meses, a prefeitura de Maceió também pensa em construir mais uma atração para a população e turistas, depois da cadeira gigante que atraiu a atenção do noticiário nacional. Trata-se nada menos do que uma roda-gigante que entrará no projeto do Maceió é Massa.

EMBATE

Enquanto novos projetos aparecem, prefeitura e o governo do Estado investem pesadamente nas grotas de Maceió e visam, basicamente, às eleições municipais do próximo ano. Ali, na periferia, é onde se concentra o grande filé do eleitorado da capital.

INTERFERÊNCIA

Com alguns partidos ainda resistindo a indicar membros integrantes da CPI da Braskem proposta pelo senador Renan Calheiros, será necessária, de pronto, a interferência do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco para que faça acontecer. Esse é o primeiro impasse que a CPI tem tido antes de ser instalada.

PROTEÇÃO

De antemão, sabe-se que senadores ligados ao governo farão de tudo para proteger a Petrobras de qualquer questionamento durante os trabalhos da CPI. Mas ninguém deve impedir de revelar quais os políticos que foram ao longo dos anos beneficiados com a ajuda da Braskem para campanhas políticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *