Futuro da mina e do povo ainda é incerto
   21 de dezembro de 2023   │     7:55  │  0

Muito embora os técnicos estejam confiantes de que o maior perigo já passou com o colapso da mina 18, pouco se sabe o que poderá acontecer. Com novos equipamentos e sendo monitorada 24 horas por dia, a mina que implodiu ainda poderia causar surpresas.

Como as coordenadorias de Defesa Civil do Estado e do município de Maceió acreditam que, aos poucos, o que restou da mina vai se acomodando, conforme os últimos levantamentos técnicos, o risco é que ela possa “contaminar” outras nas redondezas, o que poderia vir a agravar a situação no Mutange.

VAI DEMORAR

Para se ter uma noção mais exata de como a mina está realmente se comportando no subsolo, é necessário, de acordo com a Defesa Civil, esperar mais um pouco. Pelo sim, pelo não, exige-se muita cautela neste momento.

NOTIFICAÇÃO

O Tribunal de Contas da União espera que todos os órgãos envolvidos no problema da mina no Mutange prestem os devidos esclarecimentos, depois de uma solicitação feita pelo senador Renan Calheiros. O que o TCU exige é que as informações sejam precisas e em tempo hábil.

ABASTECIDA

A CPI da Braskem só deve funcionar a partir de fevereiro, mês do carnaval. Mas, até lá, os senadores, principalmente Renan Calheiros, vão se municiando, armazenando material para ser discutido pela comissão.

NÃO CONTRIBUI

Como a Comissão Especial de Inquérito da Câmara de Vereadores – dizem nos bastidores – não chegou a lugar nenhum, não deverá ajudar na CPI instalada pelo Senado.

MENOS MAL

Os estudos técnicos feitos pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) chegaram à conclusão de que a água da Lagoa Mundaú não sofreu nenhum impacto. Mas os estudos não garantem que seja por muito tempo.

ANTECIPANDO

A Braskem já gastou muito e ainda vai gastar mais com as indenizações que faltam ser pagas e os compromissos que tem com o Estado e o município de Maceió. Ao disponibilizar mais R$ 14 bilhões para indenizações e fechamento de poços, deixa implícito que dinheiro não é problema.

PROMETENDO

Até o final do ano, confidenciam pessoas com trânsito livre na Secretaria de Segurança Pública (SSP), ainda haverá novas operações policiais, tanto no combate ao tráfico de drogas como contra fraudes fiscais, que certamente atingirão maus empresários que se utilizam de expedientes escusos para abastecer os cofres das suas pseudoempresas.

JUSTIÇA EFETIVA

Quase 45 mil processos foram movimentados pela equipe do programa Justiça Efetiva, do Tribunal de Justiça de Alagoas, em 2023. Nos cartórios de 18 unidades, 13.670 ações foram baixadas (arquivadas definitivamente) e 16.200 tiveram o andamento impulsionado. Já nos gabinetes de 1º Grau, em 14 unidades, aproximadamente 10 mil sentenças foram prolatadas e 1.846 despachos proferidos. No segundo grau, foram quase 2.500 votos elaborados.

VANDALISMO

Praças com instrumentos novos e equipamentos públicos administrados pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) estão sendo alvo de vandalismo. Diariamente o órgão registra furto de vasos e mudas de árvores, depredação de brinquedos e de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), além da pichação de espaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *