Mortandade de peixes é fruto de poluição durante anos
   1 de fevereiro de 2024   │     9:15  │  0

A mortandade de peixes na Lagoa Mundaú não pode nem deve ser atribuída somente ao colapso da mina 18 da Braskem, mas também à poluição durante anos, sem que o poder público encontre uma solução definitiva para o grave problema.

O episódio que penalizou pescadores daquela região é um fato recorrente, migrando agora para a responsabilidade da Braskem, que diz estar monitorando a área 24 horas por dia. Mesmo que os órgãos ambientais venham exercendo uma fiscalização na região lagunar, ainda se torna insuficiente para impedir o despejo de agrotóxicos, dejetos e lixo
que poluem o local.

HÁ RISCO

Mesmo que não haja risco iminente de colapsos em novas minas – a 20, 21 e 29 estão na mira dos órgãos ambientais -, não se tem absoluta certeza de que elas não vão implodir. Pelo menos é o que entendem as autoridades que afastam a possibilidade de situações mais graves na área onde fica localizado o antigo bairro do Mutange.

MISTURA DEMOCRÁTICA

Dinâmica, a política às vezes é engraçada. Acompanhando na capital o filho Galba Netto no apoio a JHC, em Colônia de Leopoldina Galba Novaes está topado com o candidato a prefeito do Governador Paulo Dantas.

AVENTURA

O Partido dos Trabalhadores deve lançar Ricardo Barbosa, presidente de seu diretório estadual, para disputar as eleições, marcando presença em outubro deste ano.

BASE ELEITORAL

Como pensa em renunciar ao governo para disputar uma vaga na Câmara Federal, o Governador Paulo Dantas mantém com muitas obras sua base política no interior do Estado.

EMBOLADO

Renunciando ao governo no prazo previsto pela legislação eleitoral, Paulo passaria o cargo para o vice, Ronaldo Lessa. Caso este deseje também se candidatar nas eleições de 2026, o governo vai terminar, mais uma vez, nas mãos do Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor.

GARANTIA

Para alguns amigos mais próximos, Paulo tem deixado transparecer nos bastidores que não pode nem deve ficar sem um mandato. Na pior das hipóteses, retornaria com facilidade à Casa de Tavares Bastos.

ARRUMAÇÃO

As eleições de 2026 aos poucos vai se desenhando. Um acordão envolvendo o Governador Paulo Dantas, o Presidente da Assembleia, Marcelo Victor, o deputado Arthur Lira e o senador Renan Calheiros não seriam coisa do outro mundo.

COMPROMISSO

Depois das eleições municipais, se o projeto for à frente, Lira e Renan ficariam somente administrando os problemas eventuais surgidos. Até lá, porém, salve-se quem puder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *