Eleições 2024: Romero Farias é o nome ventilado para compor chapa com JHC
   1 de março de 2024   │     7:58  │  0

Ao tempo em que vão passando os dias, as especulações sobre quem seria o candidato a vice na chapa de JHC estão crescendo com a velocidade que uma campanha eleitoral exige. Luiz Romero Farias, o atual secretário de Saúde do município de Maceió, é um dos nomes que circulam nos bastidores e aumenta a possibilidade quando existe, real, a possibilidade de ele se desincompatibilizar da função já neste mês de março.

Bem articulado, profissional competente, Romero transita com tranquilidade nos meios políticos, tem círculo de
amizade com a família Caldas e tradição no ramo político.

A SOLUÇÃO

Para quem convive nos bastidores da política, o nome de Luiz Romero seria uma solução para o impasse político na indicação do vice, disputado por Galba Netto, presidente da Câmara de Vereadores, Davi Davino, que tem projetos políticos para 2026, e outros políticos.

COMPOSIÇÃO

São apenas especulações, mas ressalte-se que uma desincompatibilização do cargo de secretário da Saúde seria uma forte indicação de que o assunto está sendo bem encaminhado. Escolhido ou não – o que poderia jogar um balde de água fria na disputa política –, o secretário demonstra que, se não tem a unanimidade dos aliados, é bastante respeitado até pela oposição.

PRESSÃO

Com a indicação de vários nomes para disputar a prefeitura de Maceió, a oposição ao prefeito JHC aposta que a eleição irá para um segundo turno. É o que ela, na verdade, mais deseja. Mas não será tão fácil administrar o jogo de interesses que povoa as candidaturas.

DEFINIDO

O ex-prefeito Rui Palmeira, com boa passagem por Maceió, passa a ser um nome forte pelo PSD para disputar a prefeitura, sabendo que outros aliados também colaborarão para que ele tente chegar ao segundo turno, o que juntaria toda a oposição para uma cartada final.

MISSÃO DIFÍCIL

O candidato do MDB escolhido pelo senador Renan Calheiros para a prefeitura de Maceió, deputado federal Rafael Brito, sabe que não será nada fácil enfrentar JHC, embora deva contar com uma logística capaz de mudar alguns rumos
da campanha.

AFETANDO

Quer queiram, quer não, a CPI da Braskem vai afetar diretamente a campanha para prefeito e vereador este ano em Maceió. Ao começar a ouvir pessoas que participaram direta ou indiretamente da tragédia do Pinheiro, vai sobrar para alguém.

TODO MUNDO

Se as promessas do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, senador Omar Aziz, do Amazonas, forem cumpridas, muita coisa ainda obscura vai aparecer, e aí é onde mora o perigo.

CONTRIBUIÇÕES

Mesmo que permitidas, as doações de campanha, na época, irão mostrar quem se locupletou da antiga Salgema e atual Braskem nos embates políticos no Estado, para ganhar postos no Legislativo e no Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *