Confira fatos e notícias desta quinta-feira (23)
   23 de fevereiro de 2023   │     6:49  │  0

A poluição na Lagoa Mundaú, que tem provocado sérios danos ambientais, é um processo recorrente e que, mesmo com a mortandade de peixes, crustáceos e desaparecimento do sururu, parece que ainda não foram suficientes para abrir os olhos das autoridades. A continuarem assim de braços cruzados, o que se tem visto ao longo dos anos, o destino de vida da belíssima Lagoa Mundaú certamente não será dos melhores, hoje alvo de toneladas de lixo e de agrotóxicos.

Sem cuidar da lagoa como ela merece e clama por socorro, centenas de milhares de alagoanos que vivem às suas margens em alguns municípios, inclusive Maceió, e sobrevivem da pesca, estão com o futuro comprometido. Diversos projetos anunciados durante décadas estão esquecidos no fundo do baú e a situação se agrava a cada dia que passa. Urge que as autoridades, inclusive o Ministério Público, se debrucem sobre o problema para não ser tarde demais.

CONTAMINAÇÃO

Além de não olharem para a recuperação plena da Lagoa, que alimenta ainda as camadas mais pobres da população, o local recebe diariamente irresponsável e criminosamente resíduos de agrotóxicos, toneladas de lixo e esgoto das áreas habitadas na região, o que aumenta a contaminação de todo estuário, com graves consequências para toda a sociedade.

ALÔ, SMTT

A pista secundária que passa pelo Condomínio Aldebaran e encontra com a Avenida Menino Marcelo, também conhecida como Via Expressa, está um Deus nos acuda. O engarrafamento é monstruoso nos horários de pico, e a maioria dos motoristas, consequentemente infratores, ignora os avisos da SMTT. Uma fiscalização permanente, principalmente em frente ao Colégio Elite, talvez melhorasse a situação.

ACELERANDO

Mesmo que prevista sua conclusão para o próximo ano, a segunda pista que está sendo construída pela prefeitura de Maceió entre o Ibama e o conhecido viaduto da Polícia Federal certamente melhorará consideravelmente o trânsito na parte alta da cidade. As obras, ali, estão de vento em popa.

ALTERNATIVAS

O poder público municipal, mesmo acanhado, tem procurado encontrar soluções para o caótico trânsito, principalmente depois do desastre do bairro do Pinheiro provocado pela Braskem. Mas precisa de ajuda dos governos estadual e federal para que possa, com projetos arrojados, pelo menos resolver em parte a situação crítica do tráfego.

RETORNANDO

Depois do carnaval, os trabalhos retornam com força na Assembleia Legislativa para apreciar projetos de origem governamental, focados na saúde, educação e na área social, uma das promessas do governador Paulo Dantas.

FORA DE ÁREA

Alguns servidores do alto escalão do governo e deputados preferiram curtir o carnaval fora de Alagoas. Uma maneira de entrar na folia sem ser incomodado por indesejáveis eleitores.

SISU

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta sexta-feira (24/2). Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59, horário oficial de Brasília, por meio do login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.

SISU 2

Nesta edição do programa são ofertadas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Enem e ter obtido nota acima de zero na prova de redação. O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga com a possibilidade de alterar as opções durante todo o período de inscrições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *