Confira fatos e notícias desta quinta-feira (15)
   15 de dezembro de 2022   │     8:04  │  0

A velocidade como a Covid está se alastrando na capital e no interior é um sinal de alerta para uma recidiva da doença, cujos hospitais já estão esgotando a capacidade de internamento.

Nas farmácias e drogarias já está difícil encontrar os testes rápidos e a população evita se dirigir a unidades
de pronto atendimento com receio de infecção.

Aliado à Covid, um surto de gripe acompanhado de febre, tosse e diarreia também atormentam boa parte da população, o que acende uma luz amarela para que as autoridades definam procedimentos mais duros a partir dos próximos dias.

Sem querer causar tensão junto à população, a Secretaria de Saúde do Estado, além de recomendar o uso de máscaras em locais fechados e higienização das mãos, informa que está acompanhando o desenrolar dos acontecimentos.

Subindo

O número de mortos pela Covid nas últimas 48 horas subiu assustadoramente para seis vítimas e as infecções causam preocupações. Os hospitais particulares também restringem a visita a pacientes, pois já foram detectados casos de contaminação com doentes internados.

Antecipação salarial

A prefeitura de Maceió superou as expectativas e JHC anunciou para hoje a antecipação dos salários de dezembro e o 13º salário para todos os servidores públicos efetivos e ainda os comissionados, aposentados, pensionistas e estagiários. Serão mais de R$ 160 milhões que serão injetados na economia local. O prefeito disse que o “presente de Natal está garantido”.

Preocupação

A Aliança Comercial está demonstrando preocupação com o projeto que aumenta o ICMS, o que poderia atingir pelos menos 4 mil empresas em Alagoas, exatamente aquelas que geram emprego e renda. O objetivo é de recuperar recursos com a diminuição do imposto nos combustíveis.

Reflexo

Com essas medidas que estão sendo analisadas na Assembleia Legislativa, existe a possibilidade de uma reação dos deputados, que receberam esta semana uma correspondência da Aliança Comercial pedindo uma atenção especial na votação do projeto que atingirá duramente todo esse segmento.

Reação

Se depender da oposição na Assembleia, a população deve reagir contra o aumento de impostos, que certamente iria penalizar as classes mais sofridas, o empresariado e não iria resolver a situação. Pelo menos para alguns segmentos.

Prioridade

A Assembleia Legislativa tem duas prioridades para resolver nos próximos dias para poder entrar em recesso: a aprovação do Orçamento para o próximo ano e a escolha do nome que preencherá a vaga de Cícero Amélio no Tribunal de Contas do Estado. Pelo andar da carruagem, o nome da mulher do senador eleito Renan Filho, Renata Calheiros, é pule de 10 na Casa de Tavares Bastos.

Força política

Nos bastidores, alguns deputados confidenciam que o nome de Renata passará facilmente pelo crivo da bancada governista, dentro de um acordo que teria sido fechado durante o período eleitoral. Outro nome que poderia
surpreender é o do ex-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, mas que ficaria em segunda opção.

Cartas marcadas

O edital divulgado pela Assembleia Legislativa para o preenchimento da vaga de Conselheiro do TC foi apenas uma mera formalidade. Por baixo dos panos, o nome já está garantido pela Assembleia e pelas forças políticas que decidiram sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *