Confira fatos e notícias desta sexta-feira (06)
   6 de janeiro de 2023   │     7:40  │  0

O alagoano começa a primeira semana do ano enfrentando as notícias de aumentos de impostos e tarifas públicas. Enquanto as prefeituras da capital e do interior aumentam o Imposto Predial e Territorial Urbano, a BRK Ambiental, desde dezembro passado, vai fazer seus usuários da região metropolitana a pagar mais pela concessão de água e esgoto.

Alagoas também não fica atrás, ao aplicar o reajuste do ICMS em produtos, serviços nos combustíveis, que já tiveram sua desoneração publicada pelo governo federal. Como se vê, não existe, pelo menos no momento, nenhuma notícia alvissareira neste começo de ano.

O Sindicato dos Urbanitários se mostra preocupado com o aumento da tarifa em dez municípios da região metropolitana, que subiu mais que o dobro da inflação. Este aumento, no entendimento da instituição, vai prejudicar principalmente a população mais carente que teve uma significativa perda de sua renda.

PRESSA

Nos postos de combustíveis, o atropelo à desoneração dos combustíveis é visível. Alguns proprietários de postos simplesmente ignoraram as medidas de desoneração acatadas pelo governo federal e tome aumento nas bombas.

RISCO

Em um momento em que o País ainda vai acertar os passos desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é incoerente se aproveitar de diversas ocasiões para penalizar o consumidor, que já sofre com a inflação e a incerta de uma política econômica que venha corrigir os erros do passado.

SINAL DE ALERTA

Os eleitores que não votaram nem justificaram seus votos, em torno de 370 mil, estão com seus títulos cancelados, o que pode trazer consequências graves, como a proibição de obtenção da carteira de identidade, passaportes, além, entre outras, da inscrição em concurso público.

ARRUMAÇÃO

A prefeitura de Maceió deu o primeiro passo para fazer uma reformulação política do seu secretariado depois de receber autorização da Câmara de Vereadores, com pequenas restrições. Se prepara para o embate político de 2024, quando o prefeito JHC certamente será candidato à reeleição.

ESPAÇOS

O objetivo, confidenciam pessoas próximas ao prefeito, é ampliar o número de aliados e adotar uma política que venha ao encontro da maioria da população. Como? Só com o tempo.

QUESTIONAMENTOS

Embora a ordem seja trabalhar dia e noite para solucionar os problemas emergentes do Estado, nos bastidores circulam informações de que parte do secretariado de Paulo Dantas ainda deixa muito a desejar, o que será observado durante o início de sua gestão.

EXPECTATIVA

O presidente Lula vai se reunir nesta sexta-feira com todo o seu ministério, em Brasília, para decidir prioridades no seu governo. Os governadores eleitos também farão reuniões com seu secretariado para se adaptarem à realidade nacional.

RESIDÊNCIA

As inscrições para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica para hospitais em Alagoas se encerram na próxima segunda-feira (9). No total são oferecidas 97 vagas, distribuídas em onze instituições credenciadas à Comissão Estadual de Residência Médica do Estado (Cerem/AL).

RESIDÊNCIA 2

As unidades oferecem 39 vagas, sendo 20 no Hospital Geral do Estado, dez no Hospital Regional da Mata, seis no Hospital Metropolitano de Alagoas) e três no Hospital de Emergência do Agreste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *