Confira fatos e notícias desta terça-feira (10)
   10 de janeiro de 2023   │     7:41  │  0

Mais de trezentas pessoas presas foi o resultado do quebra-quebra patrocinado por vândalos no último domingo, em Brasília, onde foram invadidos o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional.

O vandalismo, que causou prejuízos às instituições foi creditado a opositores de Luiz Inácio Lula da Silva, quando até o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo pelo ministro Alexandre de Moraes.

O presidente, por sua vez, decretou intervenção na segurança pública de Brasília em fatos que já estão sendo apurados pelas autoridades.

A Esplanada dos Ministérios que foi invadida logo cedo no domingo, em Brasília, foi mais um sinal de alerta de que a situação não estava tão serena como se fazia acreditar.

CLIMA DE GUERRA

O que se viu no último domingo na Esplanada dos Ministérios foi um clima de guerra nunca visto. Revoltados, milhares de brasileiros patrocinaram atos de violência e exigiram que as autoridades tomassem medidas duras para conter os protestos que tomaram grandes proporções ao longo do dia.

DESTRUIÇÃO

O cenário visto por milhões de brasileiros que acompanharam o desenrolar dos acontecimentos pela televisão e redes sociais, foi de destruição, com a invasão das instituições e da Praça dos Três Poderes

REPÚDIO

Várias autoridades, desde o presidente Lula, repudiaram os atos de violência em Brasília, além do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, desembargador Otávio Praxedes. Os atos de vandalismo na capital federal devem ser apurados e os envolvidos punidos exemplarmente, dizem eles.

REPERCUSSÃO

Os ataques acontecidos no domingo repercutiram negativamente nos principais jornais do mundo, a exemplo do The New York Times, Washington Post e The Guardian, na Inglaterra.

ÀS PRESSAS

Durante o dia de ontem foram inúmeras as reuniões para avaliar as consequências dos atos de vandalismo. O presidente Lula contactou com os governadores e recomendou que estivessem atentos a qualquer indício de incitação entre manifestantes.

DESOCUPAÇÃO

Atendendo a recomendação judicial, o governador Paulo Dantas determinou a remoção do acampamento de manifestações em frente ao Quartel do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, na Avenida Fernandes Lima. No final da manhã alguns manifestantes deixaram o acampamento.

REFORÇO

Com uma situação considerada ainda tensa, o governo de Alagoas enviou ontem 50 militares para reforçar a segurança na capital federal. Os manifestos ainda continuar em diversos partes do País e a segurança nos locais dos protestos está sendo reforçada.

SUSPEIÇÃO

A possibilidade de alguns policiais alagoanos terem participado dos atos de vandalismo, em Brasília, levou o governador Paulo Dantas a exigir uma investigação profunda. Caso tenha alguém que supostamente participou dos atos considerados antidemocráticos, vai sofrer as consequências.

HOMENAGEM

O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, recebeu ontem, a “Medalha do Mérito Policial”, honraria outorgada pela Polícia Civil de Alagoas. A homenagem é concedida a autoridades que prestaram relevantes serviços à Polícia Civil e à sociedade alagoana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *