Confira fatos e notícias deste fim de semana
   11 de fevereiro de 2023   │     17:40  │  0

Maceió realizará neste sábado, na orla marítima da praia de Pajuçara, talvez o maior evento carnavalesco de sua história, quando estará na avenida o Pinto da Madrugada. Cerca de 400 mil foliões serão esperados pelos organizadores da maior festa popular de todos os tempos.

Serão dezenas de orquestras que acompanharão o Pinto, além da participação maciça da população com suas fantasias e adereços. Para o êxito da festa, a prefeitura de Maceió montou esquemas especiais de segurança e principalmente com o controle do tráfego em toda a região litorânea.

A Secretaria de Segurança Pública anunciou o reforço do policiamento durante todo o período carnavalesco. Serão 2 mil policiais que estarão nas ruas garantindo a segurança.

EMBATE

Eleitoralmente, a migração de alguns prefeitos para o MDB nos últimos dias não deverá ter representação tão significativa em termos de votos. Essa é a avaliação de especialistas na área, que veem, de forma concreta que alguns municípios superam e muito alguns outros no jogo político que se inicia com vistas às eleições do próximo ano.

COMPARAÇÃO

Enquanto o MDB avança com a força política do governador Paulo Dantas, do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, e dos dois senadores, Renan pai e Renan Filho, por outro, os partidos tidos como de oposição mantêm o controle de pelo menos mais quarenta municípios.

ESTICANDO

A corda, nesse aspecto, embora pareça sem anormalidade, deve esquentar à medida que se aproximam as eleições para prefeito e vereadores.

MAIOR REDUTO

O PL, por exemplo, ficou com apenas um prefeito, no caso JHC, que representa, em comparação a muitos outros, uma força política bem acentuada em termos de voto. Mas a oposição dá sinais, nos bastidores, de que a situação não ficará assim durante muito tempo.

MANUTENÇÃO

Enquanto o MDB tem o poder de “convencimento” com alguns prefeitos, o objetivo da oposição é manter a estabilidade com quem está do outro lado e usar as ferramentas de que dispõe na liberação de recursos e outros mecanismos próprios para incentivas as administrações.

O SÁBIO

Com ar professoral, o ex-deputado e ex-ministro Aldo Rebelo vem provocando a administração do governo do presidente Lula ao chamar para o debate a situação dos índios yanomamis, os quais, somente agora, se tem notícias de que estão passando sérias privações. Entre outras coisas, ele diz que os próprios índios são os que exploravam as riquezas da Amazônia, ou seja, indiferentes às dificuldades que estão enfrentando. Ah, bom.

ENCRENCADOS

Os militares que participaram do assassinato do empresário Marcelo Leite, em Arapiraca, estão encrencados. As informações de que plantaram uma arma no veículo da vítima são de uma gravidade extrema. A perícia da Polícia Civil foi muito importante para o esclarecimento do caso, e três militares foram indiciados em inquérito, que deverá receber denúncia do Ministério Público nos próximos dias.

RESULTADO

O ritmo de trabalho do governador Paulo Dantas tem surpreendido os seus auxiliares, que são exigidos para dar resultados satisfatórios nas suas pastas. O governador tem feito visitas inesperadas e cobrado obas que ele considera inadiáveis.

» Os trabalhos da construção da rodovia Al-101 Norte devem recomeçar logo depois do carnaval. As pendências, como licenças ambientais, já foram solucionadas e os recursos já estão garantidos

» Prefeitos de diversos partidos estão migrando para o MDB que já conta com mais de 60 prefeituras.

» As reclamações contra a BRK e Equatorial se avolumam a cada dia que passa. A prestação de serviço, denunciam consumidores, está muito aquém do prometido.

» As cirurgias eletivas dos hospitais públicos, inclusive do Hospital Universitário, andam a passos de tartaruga. As autoridades precisam acordar para o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *