Confira fatos e notícias deste fim de semana
   12 de março de 2023   │     10:53  │  0

A corrida pela prefeitura de Maceió literalmente já entrou na ordem do dia, com movimentação intensa nos últimos dias pelo prefeito JHC, candidatíssimo à reeleição. Em fase de organização e apoio de novas lideranças, o prefeito recorre ao que ele mais entende, ou seja, as redes sociais que lhes deu ampla vantagem sobre o eleitorado da periferia da cidade.

Do outro lado, os bastidores fervem no governo de Paulo Dantas e da família Calheiros, que apostam na força do grupo para ganhar, pela primeira vez, a prefeitura da capital. O MDB, aliás, tem avançado muito no interior, mas na capital, ainda é um ponto de interrogação. Se por um lado o candidato da situação é o próprio JHC, que agora mergulha no eleitorado através do programa “Bom dia, prefeito”, que certamente poderá ser questionado por campanha antecipada, por outro a cúpula do Palácio República dos Palmares estuda quem será mesmo o seu candidato.


ESCOLHA

Além de Alexandre Ayres e Rafael Brito, nomes que circulam nos bastidores políticos, o ex-prefeito Rui Palmeira, que passou para o outro lado, também poderá ser a bola da vez. Crítico ferrenho da família Calheiros em disputas anteriores, Palmeira mudou o tom e ninguém sabe se sua vinculação com o MDB será importante para disputar novamente uma eleição majoritária.


QUEM FAZ MAIS

A disputa, no momento, é saber quem faz mais pelo eleitorado da capital, se JHC ou o governador Paulo Dantas, que está para reiniciar o projeto nas grotas para atingir a população que abraçou, na eleição passada, a candidatura de JHC.


ONDE FICA

Além da definição de JHC como candidato à reeleição, podem formar no bolo o deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça e Davi Davino, que obteve expressiva votação ao disputar o Senado com Renan Filho. Até lá, porém, a campanha só tende a ficar acirrada.


EM CENA

De longe, o deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, tem deixado claro nas avaliações políticas de que tudo ao seu tempo. Com força no governo do presidente Lula, Lira poderá fazer a diferença, sendo protagonista de obras de infraestrutura na cidade de Maceió.


APOSTA

O prefeito JHC aposta no projeto Renasce Salgadinho como a maior obra de saneamento já feita na capital e, com isso, forra sua candidatura à reeleição. É saber, porém, se até as eleições do próximo ano o riacho Salgadinho fará parte apenas da história de Maceió.


SEM FORÇA

Bem que o nome do secretário da Fazenda, George Santoro, tem circulado como um dos possíveis a disputar a prefeitura de Maceió, mas, na prática, será necessário muito trabalho para viabilizar essa pretensão. Aliás, em primeiro lugar, permanecer no posto até o prazo de desincompatibilização e afastar, de vez, a perspectiva de deixar a Secretaria da Fazenda.

ESPERANDO

Resolvidas as questões sobre licenciamento ambiental, a população da região Norte do Estado espera que os trabalhos de duplicação da Al-101 retornem nos próximos dias, como prometeu o governador Paulo Dantas. Sua construção e o aeroporto de Maragogi são fundamentais para o turismo alagoano, um dos mais procurados no País.


QUESTIONAMENTO

Por que a duplicação da rodovia que leva até Delmiro Gouveia continua, enquanto a Al-101 Norte está parada? Do ponto de vista econômico, a segunda deveria estar de vento em popa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *