Confira fatos e notícias desta terça-feira (14)
   14 de março de 2023   │     9:48  │  0

Devido à insistência de George Santoro em deixar a Secretaria da Fazenda e acompanhar o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador Paulo Dantas não teve alternativa a não ser concordar e já anunciar o seu substituto, no caso Renata dos Santos, que até ontem estava à frente da Secretaria de Planejamento e Gestão do governo de Alagoas.

A mudança, entretanto, já bastante comentada nos bastidores políticos durante alguns dias, não trará absolutamente nenhum prejuízo para as finanças do Estado, muito pelo contrário, já que Renata está devidamente preparada para enfrentar o novo desafio.

Para interlocutores do Palácio República dos Palmares, Renata dos Santos conhece tão bem a Secretaria da Fazenda como George Santoro, portanto jogará bem nessa posição fundamental para aumentar a arrecadação e garantir os projetos anunciados pelo governo Paulo Dantas.

FORÇA POLÍTICA

Com trânsito livre entre seus companheiros secretários e possuidora de largo conhecimento em termos de finanças, Renata participou como coordenadora da equipe de transição do governo de Paulo Dantas, onde também contribuiu para a aprovação da Lei Delegada que promoveu mudanças na sua estrutura administrativa.

PREPARADA

A nova secretária da Fazenda também tem um currículo consistente e ligado à área de finanças. Ela já foi, por exemplo, Secretária Especial do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda, a convite do próprio George Santor e, portanto, com credenciais para dar sequência ao trabalho do ex-secretário, que arrumou durante alguns anos a economia de Alagoas.

SUBSTITUIÇÃO

Como em time que está ganhando não se mexe, como é comum em competições esportivas, nas finanças a coisa também anda assim. Por isso quem assume no lugar de Renata no cargo de Planejamento e Gestão é Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, que fará uma dobradinha com a nova secretária da Fazenda com o aprove-se do governador Paulo Dantas.

ACELERANDO

O final de semana foi intenso para o projeto do prefeito JHC ,que tentará a reeleição e a definição dos nomes que vão compor o seu secretariado. Entre eles, o de Davi Davino, bem pontuado em pesquisas de opinião e que deverá ser um reforço e tanto para a administração municipal. Resta saber, porém, se o projeto será executado, uma vez que ainda existem discordâncias para o funcionamento da pasta da Saúde.

REFLEXO

Outro ponto também considerado importante será a indicação do nome da ex-deputada Jó Pereira para a Secretaria de Educação, que admite assumir a pasta, mas sem interferência de outras áreas. Aí, sim, é onde mora a incerteza.

DISPENSA DO IPVA

O Microempreendedor individual cujo motorista por aplicativo está inserido dentro do Programa Correria, não vai mais precisar pagar o IPVA. Será necessário, porém, que seja realizado um credenciamento na Sefaz para que o benefício seja concedido.

IPVA 2

As empresas, para isso, deverão enviar e-mail para a chefia do IPVA da Sefaz ([email protected]) pedindo o credenciamento para a operadora de transporte por aplicativo.

BALANÇANDO

Como a situação polêmica permanece, ainda esta semana o juízo de Arapiraca vai definir quem realmente é o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o qual, inusitadamente, vem trabalhando com duas gestões paralelas. Quem está com a razão somente esta semana se irá saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *