Confira fatos e notícias desta quarta-feira (17)
   17 de maio de 2023   │     8:57  │  0

Para recuperar o tempo perdido, o senador Renan Calheiros não tem deixado a Braskem em paz. Ele quer, agora, que o Tribunal de Contas da União anule os acordos de indenização considerados lesivos à população atingida pela mineradora. A iniciativa do senador também vale para a Agência Nacional de Mineração, o Ministério de Minas e Energia e a Companhia de Pesquisa de Recursos Naturais. Pelo andar da carruagem, vai demorar muito tempo para que esses problemas sejam resolvidos.

Por outro lado, as autoridades precisam esclarecer, definitivamente, o vai acontecer com a área degradada pela Braskem que provou o afundamento do solo na região do Pinheiro. Uns dizem que ela poderá ser explorada comercialmente; outros acham que não. Os Ministérios Público Federal e Estadual, que participaram de todas as tratativas em defesa dos moradores da área atingida, podem vir à público esclarecer.

DEVAGAR

Algumas pesquisas que circulam por aí apontam que ainda não se tem um nome que possa concorrer com o prefeito JHC. Essa, aliás, é uma das preocupações do MDB que, no tempo oportuno, vai lançar um candidato.

REFORÇO

A prefeitura de Maceió disponibilizou todos os meios necessários para a realização em massa da vacina contra a Influenza. A procura tem sido muito acanhada nos postos de saúde e agora apenas pequenas restrições para o seu uso.

BOMBARDEIO

A partir de agora, os ataques ao prefeito JHC deverão ser constantes e consequentemente permanentes tanto na Câmara Municipal como na Assembleia Legislativa. É a sucessão municipal batendo à porta e a oposição tentando encontrar um candidato com musculatura suficiente para enfrentar o prefeito.

EFICIÊNCIA

A Polícia Civil trabalhou com eficiência e prendeu os supostos agressores do torcedor do CSA que foi assassinado a golpes de cano de ferro. Foi uma investigação delicada, analisando os fatos, colhendo depoimentos de testemunhas e verificando câmeras de vídeo nas redondezas. Os envolvidos já teriam participado de outras agressões contra torcedores azulinos.

ALÍVIO

O consumidor respirou aliviado ontem ao tomar conhecimento de que a Petrobras anunciou o fim da paridade de preços do petróleo com o dólar e o mercado internacional. Isso quer dizer que, a partir de agora, os reajustes continuarão a ser feitos sem a periodicidade definida.

COMPETITIVOS

Com a nova postura da empresa, os preços serão mais competitivos na produção e logística, deixando implícito que o consumidor será beneficiado com a nova política gerencial. O novo cálculo, porém, ainda não foi divulgado.

ACESSO À INFORMAÇÃO

O presidente Lula assinou, ontem, três decretos que tratam da transparência e do acesso a informações públicas. Entre eles, está o texto que atualiza a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) (Decreto nº 7.724/2012) e faz mudanças em relação ao sigilo de 100 anos previsto para informações pessoais relativas à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem

ACESSO À INFORMAÇÁO 2

O decreto atual determina que essas informações são de acesso restrito a agentes públicos legalmente autorizados e à pessoa a que se referirem, independentemente de classificação de sigilo, pelo prazo máximo de 100 anos a contar da data de sua produção. o novo decreto mantém esse entendimento, mas acrescenta que isso não implica a restrição ao inteiro teor do documento, caso ele seja objeto de pedido de acesso público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *