Confira fatos e notícias desta quinta-feira (06)
   6 de julho de 2023   │     8:29  │  0

A semana não foi nada agradável para a classe política depois que tomou conhecimento de uma possível redução nas bancadas federal, estadual e, consequentemente, municipal com o resultado do Censo Demográfico que apontou Alagoas como o estado que menos cresceu nos últimos anos. Sobre esse parâmetro, Alagoas perderia, assim, um deputado federal e três deputados estaduais, além de vereadores.

Como o assunto é polêmico e há quem duvide que haja mesmo essa possibilidade, o fato é que os números coletados pelo IBGE, se certos ou errados, apontam para essa solução.

Questionamento

Nos bastidores políticos o resultado do Censo é considerado duvidoso, muito embora, ressalte-se dizer, os números sejam oficiais. As críticas vêm, sobretudo, pelo número de pessoas entrevistadas, o que contribuiria para a redução populacional em vários estados, inclusive Alagoas.

Não passa

Como uma possível redução nas bancadas teria que passar pelo Congresso Nacional, há quem diga que é praticamente impossível se mexer em um setor considerado como um grande vespeiro. A situação, entretanto, é considerada preocupante.

Fiscalização

Como os postos de combustíveis, em sua grande maioria, não operam na mesma velocidade para reduzir o preço da gasolina como fazem com os reajustes para mais, o Procon apertou a fiscalização. Quer saber dos proprietários se os preços condizem com a política da Petrobras.

Multas

Como algumas notas fiscais contestam os valores cobrados nas bombas, o Procon tem aplicado multas em quem não está cumprindo a legislação.

Sinal de alerta

A alta incidência de doenças respiratórios nesta época do ano tem preocupado os médicos pneumologistas. A falta de vacinação é um dos fatores principais para a evolução de doenças para quadros clínicos mais graves, a exemplo de pneumonia e até mesmo a morte.

Recomendação

A primeira recomendação médica é para ninguém deixar de se vacinar contra o vírus da influenza, que tem contribuído para o aumento das doenças respiratórias, inclusive com internações.

Reclamações

Diversos usuários da Equatorial têm reclamado das cobranças na conta de energia elétrica, que saltaram mensalmente para números estratosféricos, embora o histórico do consumo não seja condizente com a medição. Além do mais, parece que a transferência de geração de energia solar para o sistema em outras residências do usuário não está sendo contabilizada.

Goela abaixo

A exigência da empresa é tão grande que o usuário, para registrar uma reclamação sobre o provável erro da Equatorial, tem primeiro que pagar a conta, por mais absurda que ela seja. Caso para o Procon e o Ministério Público, para saber o que está acontecendo em um número infindável de casas, empresas e apartamentos.

A hora é essa

O governo pretende incorporar o Canal do Sertão à Casal, através de um projeto que deverá ser enviado à Assembleia Legislativa, mas vai ter que percorrer um longo caminho. Como tem participação federal na importante obra, certamente o governo federal deverá ser consultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *