Confira fatos e notícias deste fim de semana
   10 de julho de 2023   │     8:38  │  0

Os recorrentes arrombamentos em instituições e residências no entorno do Tribunal Regional do Trabalho são um problema que a Secretaria de Segurança Pública enfrenta e cuja solução está longe de ser alcançada. Atribuídos à usuários de drogas, os furtos se sucedem quase que diariamente, comprometendo a habitabilidade no centro de Maceió. O arrombamento na sede da Sociedade Alagoana de Medicina, dias atrás, entra para as tristes estatísticas do vandalismo e do furto na capital.

Mutirão

A princípio, todas as instituições, seja Estado ou município, como já denunciamos dias atrás nesta coluna, devem agir rápido. Um como a Secretaria de Segurança, o outro com a própria Guarda Municipal, fazendo rondas frequentes na região. ´´E preciso dar um basta na degradação cada vez maior do centro da capital.

Ação da saúde

Paralelamente, os órgãos de saúde também devem dar a sua parcela de colaboração, recolhendo viciados em drogas que arrombam e furtam para manter o vício e oferecendo a eles o tratamento necessário. Com todos ajudando, certamente a situação irá melhorar.

Apoio

Setores do governo informam que a Polícia Militar e Polícia Civil fazem normalmente a ronda na região, mas não têm como colocar policiamento em todas as ruas. O receio é que o local, já praticamente abandonado, se torne uma réplica da cracolândia de São Paulo.

Fora da curva

Dos nove deputados federais, apenas Alfredo Gaspar e o delegado Fábio Costa votaram contra a Reforma Tributária. Entre outras coisas, alegaram que a reforma tem mais pontos negativos do que positivo em benefício da população.

Força política

Com uma grande margem de votos a favor, a aprovação da Reforma Tributária mostrou a força que o presidente da Câmara, Arthur Lira, tem junto aos deputados. Pela primeira vez na história – ao menos o que se sabe -, um presidente deixa a cadeira para ir à tribuna defender o projeto, o que resultou em uma massacrante vitória em favor do governo.

Esclarecendo

A Câmara de Vereadores aguarda o envio do texto base do Plano Diretor para analisá-lo e promover debates com a sociedade por meio de audiências. São 18 anos de defasagem. Na gestão do ex-prefeito Rui Palmeira não foi discutido e o texto elaborado não levou em conta a desocupação dos bairros, diz a nota. “É isso que JHC está atualizando para encaminhá-lo para o legislativo. A expectativa é que ocorra agora neste 2º semestre”.

Consolidando

O projeto para construção de uma usina solar em Delmiro Gouveia, proposta anunciada pelo governador Paulo Dantas, é de grande importância para toda a região sertaneja. Paralelamente, o governo também quer a incorporação do Canal do Sertão à Casal. Concretizados os dois projetos, Alagoas garantirá muitos investimentos para o futuro.

Avanço

A notícia de que parte do reajuste do funcionalismo público será antecipado para setembro, repercutiu de forma positiva entre os trabalhadores, que têm sido recebidos com frequência pelo governador Paulo Dantas.

Perde e ganha

Ao definir que a Hidrelétrica de Xingó fica mesmo em Sergipe, mais precisamente em Canindé do São Francisco, o governador Paulo Dantas corre para que o Canal do Sertão passe a ser incorporado à Casal. Ou seja, perdeu uma, mas pode ganhar outra de grande porte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *