Confira fatos e notícias desta terça-feira (11)
   11 de julho de 2023   │     8:25  │  0

As fortes chuvas caídas na capital e no interior desde a última sexta-feira, que deixaram um rastro de destruição em mais de 31 municípios e mais de 25 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, obrigou os governos estadual, federal e prefeituras a trabalharem em regime emergencial.

Com todos os órgãos em alerta, o prefeito JHC, em Maceió, e o governador Paulo Dantas, no Estado, visitaram as áreas mais críticas e disponibilizaram mecanismos para socorrer as famílias atingidas pelo temporal. Ruas e avenidas em Maceió ficaram intransitáveis, barreiras deslizaram, bares e restaurantes foram tomados pelas águas e inúmeras residências ficaram debaixo d´água.

Trabalho intenso

Todos os órgãos públicos foram acionados para superar as dificuldades e os estragos causados pelas chuvas, com a Defesa Civil constatando que somente em um dia choveu mais de 88mm na capital alagoana.

Prevenção

As colocações de lonas em pontos críticos nas encostas e a construção de obras nas barreiras reduziram os estragos causados pelas fortes chuvas, mas, mesmo assim, a situação é considerada muito grave. O trabalho executado pela prefeitura no projeto Previne Maceió contribuiu para que não houvesse maior gravidade durante o temporal.

Debaixo d´água

Como ocorre todas as vezes que é atingida por fortes chuvas, a parte baixa da cidade foi que mais sofreu. O bairro da Levada, onde fica localizado o mercado público, estava literalmente debaixo d’ água, a exemplo de Jaraguá e Jatiúca, onde a incidência de alagamentos foi muito alta.

Apoio federal

Acompanhando de perto as consequências da chuvarada, o governo federal enviou técnicos da Defesa Civil para avaliar os prejuízos, apoio logístico e saber o que disponibilizará emergencialmente para o Estado de Alagoas. Neste momento, a bancada federal está unida para encontrar soluções rápidas para atender à grande demanda de desabrigados.

Interditadas

Além da elevação do nível das águas em dezenas de municípios, várias rodovias, até à noite do domingo, continuavam com interdições – algumas parciais -, como Joaquim Gomes, Flexeiras, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Belém e Atalaia.

Fora da curva

Em meio a tantas dificuldades, uma nota negativa na imprensa nacional: a prefeita de Atalaia, Ceci Rocha, foi acusada de posar promocionalmente no meio das águas na cidade em meio ao caos. O assunto repercutiu negativamente, enquanto centenas de pessoas buscavam abrigos seguros para fugir dos estragos causados pelas chuvas. Ela nega as denúncias e diz que as fotos foram espontâneas.

Em operação

Mesmo com pequenas restrições, a CBTU manteve a circulação dos VLT´s entre o bairro de Jaraguá e Satuba, enquanto a Coordenação de Manutenção realizava trabalho de desobstrução de árvores e entulhos sobre os trilhos. Dependendo da situação da via permanente, as operações serão normalizadas até a Estação de Gustavo Paiva, em Rio Largo.

Estatística

Em um trabalho árduo da Defesa Civil do município de Maceió, até ontem mais de 40 deslizamentos de barreiras haviam sido registrados, além de alagamentos e ameaças de desabamento de casas principalmente nos bairros da Chã da Jaqueira, Benedito Bentes, Petrópolis, Bebedouro e Barro Duro.

Água abaixo

Algumas rodovias federais literalmente foram por água abaixo nos últimos dias com os fortes temporais. Em São Miguel dos Campos, Ladeira do Varela e Joaquim Gomes, as estradas estavam intransitáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *