Confira fatos e notícias desta quarta-feira (12)
   12 de julho de 2023   │     8:28  │  0

Uma ação rápida do governo do Estado e das prefeituras municipais atingidas pelos fortes temporais minimizou o sofrimento de dezenas de milhares de pessoas que foram duramente atingidas pelas chuvas durante o último final de semana.

Além do prefeito JHC, que visitou as áreas mais atingidas pelas chuvas, adotando imediata assistência às pessoas atingidas, o governador Paulo Dantas sobrevoou ontem, de helicóptero, as localidades mais afetadas junto com três ministros de Estado, que anunciaram recursos extras e reconhecendo estado de emergência em 32 cidades, incluindo Maceió.

Positivo

O salda da presença dos ministros em Alagoas foi positivo e os recursos federais começam a ser liberados possivelmente ainda hoje para atender a milhares de pessoas desalojadas pelas fortes chuvas.

Sobrevoo

Os ministros e o governador Paulo Dantas sobrevoaram as cidades que fazem parte da região metropolitana e puderam constatar os estragados causados pelos temporais.

Emergência

Na entrevista coletiva realizada na manhã de ontem, no Palácio República dos Palmares, os ministros dos Transportes, da Integração e do desenvolvimento e Assistência garantiram apoio total para os municípios atingidos, liberando recursos e reforçando as equipes da Defesa Civil que trabalham 24 horas por dia para dar apoio aos desabrigados.

Mutirão

Além dos governos municipais, estadual e federal, que prontamente disponibilizaram meios para socorrer a população, a sociedade civil, através de instituições, começou a arrecadar donativos para as vítimas das enchentes. As ações rápidas permitiram uma maior assistência aos desalojados e desabrigados.

Prioridade

As primeiras providências das equipes da Defesa Civil nos municípios foi socorrer as vítimas das enchentes, alojá-las em locais públicos e iniciar a limpeza e desobstrução de córregos, ruas e avenidas.

Apoio

Com a participação também da sociedade civil organizada, várias instituições, a exemplo da Igreja Católica, anunciaram campanhas para arrecadar donativos, como alimentos não perecíveis, material de limpeza e roupas.

Tapa-buraco

Paralelamente ao apoio às vítimas das fortes chuvas, a prefeitura de Maceió deu sequência ontem a uma operação emergencial de tapaburacos em ruas e avenidas afetadas desde o último final de semana.

Esperada

As enchentes e estragos ocorridos nesta época do ano não são novidades para a população, que sofre nas cidades o drama de desenvolvimento sem planejamento, além da falta de obras estruturantes para impedir tragédias como esta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *