Confira fatos e notícias desta sexta-feira (14)
   14 de julho de 2023   │     8:11  │  0

Trânsito cada dia mais complicado em Maceió, não se vê, na prática, uma modificação feita pelo atual Departamento de Transportes e Trânsito (DMTT) que tenha dado certo e é um dos desafios do prefeito JHC, que tem batido cabeça com auxiliares.

Além dos protestos constantes que têm dado dor de cabeça para os motoristas, os engarrafamentos, independentemente das manifestações, são permanentes e não se observa ações planejadas para melhorar a situação. Os semáforos inteligentes divulgados pelos órgãos de comunicação parecem que não têm dado os resultados esperados.

Gargalo

Na descida do Ladeirão do Óleo, por exemplo, colocaram um semáforo em frente à UPA que só tem travado o trânsito, já que logo a seguir, na Avenida Gustavo Paiva, o caos é generalizado.

Nem pensar

No cruzamento da Leste-Oeste com a avenida principal do bairro do Jacintinho, o congestionamento é permanente e o local foi denominado “Trânsito da Índia”, onde entram e saem veículos de todos os lados, provocando os engarrafamentos e quase sempre registrando acidentes. Mas para o DMTT fazer alterações como às que tem feito até agora, é melhor deixar como está.

Dois barcos

Mais cedo ou mais tarde, o prefeito Luciano Barbosa, de Arapiraca, vai ter que decidir em qual canoa embarcará. Ao se aproximar do governador Paulo Dantas, Barbosa abre uma porta para a chegada novamente de Renan pai e Renan Filho. Resta saber onde ficará nessa história o deputado Arthur Lira, que marchou junto com ele nas últimas eleições.

Liberação

O trabalhador que foi atingido pelos efeitos dos temporais terá direito de sacar o FGTS. Mas terá que solicitar a liberação e comprovar que foi uma das vítimas das enchentes. O valor máximo para o saque ficou estabelecido em até R$ 6.220,00.

Internacionalizando

Com a promessa da construção da duplicação da rodovia AL-101 Norte, os prefeitos da região estão começando a investir alto para captar turistas internacionais. Paralelamente, os preços dos imóveis em toda a região Norte têm disparado nos últimos meses.

Atrasado

A discussão sobre a construção de barragens para evitar enchentes nas regiões ribeirinhas está vindo muita atrasada. Há décadas que o problema é recorrente e os políticos da região parecem que somente agora despertaram para essa necessidade. O senador Renan Calheiros decidiu tomar à frente.

Pegando fogo

Os fortes temporais que atingiram Maceió e regiões ribeirinhas, reascenderam a disputa política principalmente na capital. As obras de infraestrutura existentes e as que ainda estão por vir são motivos de disputa entre governo municipal e estadual.

Reforço

O governo do estado decidiu criar um comitê com participação de todos os prefeitos que tiveram seus municípios atingidos pelas enchentes, para encontrar alternativas práticas para evitar novos desastres. Solução difícil, será necessária a participação de todos, inclusive do governo federal.

Requerendo atenção

A redução do número de desalojados e desabrigados e a perspectiva de novos temporais ainda preocupam as autoridades, que correm para atender à população atingida. Liberação de recursos, cestas básicas, limpeza de ruas, casas e avenidas são as prioridades do momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *