Confira fatos e notícias desta terça-feira (25)
   25 de julho de 2023   │     8:53  │  0

O acordo fechado pela Braskem envolvendo indenização de R$ 1,7 bilhão à prefeitura de Maceió pelos danos causados aos bairros afetados pelo afundamento do solo era uma das condições que faltavam para que a empresa desse seguimento às negociações de venda de suas ações muito bem avaliadas no mercado financeiro.

Mas não é só a prefeitura de Maceió que deverá ser recompensada pela ação da Braskem. O governo do Estado também quer a sua parte, a exemplo, naturalmente, de todas aquelas pessoas que se sentiram prejudicados pelas perfurações das minas de salgema. Ainda vai render Mesmo com os acertos do final de semana, a Braskem ainda vai ter que tratar de várias outras pendências ainda em discussão. Mas pelo avanço das negociações, existe a possibilidade de a empresa resolver definitivamente todas as situações.

Sem definição

Uma das exigências das partes interessadas é esclarecimento do que se fará com a área degradada, nos bairros do Pinheiro, Bom Parto, Mutange e Bebedouro.

Mais dinheiro

De todo esse montante que deverá ser disponibilizado para a prefeitura de Maceió, pelo menos R$ 300 milhões seriam destinados aos mais de 60 mil moradores que foram desalojados de suas residências. Isso, entretanto, dependeria da criação de um Fundo de Amparo aos Moradores que estaria para ser criado.

Nada repara

O prefeito JHC tem sido sintomático com a tragédia provocada pela Braskem. Ele alega, entre outras coisas, que os efeitos da mineração que provocou o afundamento do solo são irreparáveis, mesmo que os moradores sejam ressarcidos em parte.

Novas conquistas

A redução da criminalidade em Alagoas continua sendo comemorada pelos órgãos de segurança pública, que recorrentemente promovem operações, prendem marginais e atuam com eficiência na prevenção de assassinatos na capital e no interior.

Dia de festa

Ontem foi um dia de festa com a goleada da Seleção Brasileira por 4 a 0 em cima do Panamá. Maceió praticamente parou na hora do jogo, com os alagoanos prestigiando a seleção canarinha. Repartições públicas foram fechadas em todo o estado no primeiro expediente, o comércio diminuiu o movimento nas principais ruas e muita gente ainda aproveitou para assistir ao jogo pela televisão nas lojas.

Normalidade

Os shoppings, casas lotéricas e o poder judiciário estadual funcionaram normalmente, assim como o Ministério Público Estadual. Repartições federais tiveram um horário especial. Com a Seleção Brasileira passando para a próxima fase, os horários serão revistos pelas instituições.

Começando

Se é para disfarçar ou não, o ministro dos Transportes, Renan Filho, já teve seu nome lançado para governador em 2026. Se vai aceitar ou não, isso depende do quanto possa fazer por Alagoas nos próximos dois anos.

Obras no sertão

São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, recebeu a presença do governador Paulo Dantas. Ele inaugurou a pavimentação em 79 ruas dentro do programa Minha Cidade Linda e ainda assinou ordem de serviço para o calçamento de 48 novas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *