Confira fatos e notícias desta terça-feira (24)
   24 de outubro de 2023   │     8:57  │  0

Finalmente o Supremo Tribunal Federal decidiu que estados e municípios garantam o transporte público gratuito já a partir das eleições do próximo ano. Mas o Congresso Nacional deve regulamentar o direito, cujo vazio vinha trazendo problemas e acusações de corrupção eleitoral. Como terá um prazo para o estabelecimento da regulamentação da matéria, o Supremo vai esperar apenas que o Congresso se manifeste ou, caso contrário, ao entender que existe omissão constitucional, ele mesmo disciplinará e expedirá normas para o transporte durante os dois turnos das eleições, onde houver.

O que vinha acontecendo recorrentemente, principalmente na zona rural, era de que cabos eleitorais patrocinavam o transporte para os eleitores no sentido de votar nos seus candidatos. Agora, pelo menos se entende, não deverá haver influência quando o poder público será o responsável pelo transporte.

EM ALTA

O Natal se aproxima e os problemas também. A montagem da árvore de Natal no Marco dos Corais passou a ser uma atração a mais para observadores políticos. O embate entre a prefeitura e o governo de Alagoas – leia-se eleições de 2024 – ainda vai durar por um bom tempo, mas que não prejudiquem a beleza e o sentimento natalino da população.

INFERNAL

Enquanto a faixa azul – ônibus, ambulâncias, bombeiros e táxis – facilita para uns, o trânsito fica cada vez mais infernal no período da manhã. Ontem, por exemplo, sem nada aparente, o tráfego travou nas Avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo. Solução? Longe do DMTT encontrar alternativas, a não ser a aplicação de multas.

ENCRENCADO

E o vereador por Arapiraca Edvânio de Oliveira Nunes, mais conhecido como Cangandu, hein? Vai ter um baita trabalho para explicar por que conduzia um veículo roubado. Foi preso, pagou fiança e foi solto. O carro tinha placa clonada e pertencia a uma locadora.

ACELERANDO

O INSS iniciou ontem um mutirão para zerar as perícias e está contando com a ajuda de dez médicos de outros estados. A fila é grande e muitas pessoas estavam sendo prejudicadas pela morosidade no atendimento.

SEM EXPLICAR

O Bom Dia, Prefeito, de JHC, passou longe de tentar justificar a compra do Hospital do Coração pela bagatela de R$ 266 milhões. Disse, entre outras coisas já do conhecimento da população, que a Saúde deu um salto de qualidade e o HC vai atender prioritariamente todos os pacientes do SUS a partir do primeiro trimestre do próximo ano.

NOVAS BATALHAS

Além do Hospital do Coração, que para os adversários políticos, não está bem explicado, a prefeitura trava também outra batalha com o governo sobre a montagem da árvore de natal no Marco dos Corais. O embate ainda deve demorar um bom tempo.

PRIORIDADE

A polícia tem agido com eficiência prendendo marginais e investigando crimes violentos, mas as ocorrências diárias tomam conta do noticiário, esquecendo obras em andamento, projetos em fase de execução e geração de emprego e renda.

TRF

A OAB definiu na segunda-feira (23) as duas listas sêxtuplas com indicações a duas vagas abertas no TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, com sede em Brasília. Entre os candidatos, está Eduardo Martins, filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins. Também integram a lista nomes como o de Flávio Jardim, apoiado pelo ministro do STF Gilmar Mendes, e Thiago Lopes Campos, ligado ao líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *