Carnaval passa e alianças políticas se renovam nos redutos alagoanos
   15 de fevereiro de 2024   │     8:13  │  0

Na ressaca do carnaval, os partidos políticos contabilizam novas alianças e perdas em redutos eleitorais. Nesse jogo que antecede as eleições, uns perdem e outros ganham, principalmente o MDB, liderado pelo senador Renan Calheiros e pelo Governador Paulo Dantas, e o PP, dirigido pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur
Lira.

Os dias de descanso – se é que existiram durante o carnaval – foram de avaliações, acordos e, naturalmente, de projetos, inclusive de traições. É o jogo do salve-se quem puder numa campanha que pode decidir a situação de muitos candidatos majoritários para 2026.

TERMÔMETRO

Como as eleições de outubro serão um termômetro para dois anos depois, as articulações continuam de vento em popa. Em Arapiraca, mesmo com o apoio do deputado Arthur Lira, o senador Renan Calheiros, que havia se afastado do prefeito Luciano Barbosa, volta a aparecer pela região.

COMPROMISSO

Mesmo sem anunciar sua posição política no momento, Luciano Barbosa pode definir seu apoio às candidaturas de Arthur Lira e Renan Calheiros nas eleições de 2026. Vai depender, também, do que pode acontecer em 2024.

FUNDAMENTAL

Os trabalhos de recuperação dos quase R$ 6 bilhões em emendas parlamentares vetadas pelo Presidente Lula podem decidir a eleição de dois senadores, deputados federais e, também, do futuro governador.

COM MANDATO

Se tudo der certo, ou seja, o planejamento do Governador Paulo Dantas – que não tem no momento nenhum interesse de revelar detalhes -, o vice Ronaldo Lessa pode assumir o mandato para que ele – se assim desejar -possa sair candidato a deputado federal.

SEM PARAR

O Governador Paulo Dantas não perde tempo. Tem viajado permanentemente para o interior do Estado, inaugurado obras, assinado ordens de serviços e prometido muito mais até se desincompatibilizar do cargo em 2026.

DEFINIDOS

Arthur Lira já avisou aos seus amigos que o primeiro passo a ser dado é a consolidação de sua candidatura ao Senado Federal, depois de ser o deputado federal mais votado da história de Alagoas.

ESFRIOU

Como se dava quase certa sua indicação para um dos ministérios do Presidente Lula quando deixar a presidência da Câmara, em fevereiro do próximo ano, depois do discurso no retorno aos trabalhos legislativos o assunto esfriou.

REAVALIANDO

O prefeito da Barra de São Miguel, Biu de Lira, pai do deputado Arthur Lira, ainda não decidiu se será candidato à reeleição. Aos amigos, durante o carnaval, ele confidenciou que gostaria de concluir as fundamentais obras que estão em andamento no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *